Série A

Mascote do Corinthians; saiba qual a origem do Mosqueteiro

Origem proveniente dos "Três Mosqueteiros"

Por Rodrigo Matos

Origem proveniente dos "Três Mosqueteiros"
Origem proveniente dos "Três Mosqueteiros"
Síguenos enSíguenos en Google News

Fundado em 1910, o Corinthians é um dos maiores e mais tradicionais times do Brasil. Com muitos torcedores apaixonados, o Timão tem uma série de grandes títulos e conquistas no seu museu, como 7 Campeonatos Brasileiros (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017), 1 Copa Libertadores (2012) e 2 Mundiais de Clubes (2000 e 2012). Mas sabe qual a origem da mascote do clube, o Mosqueteiro? Confira tudo em baixo.

Mais notícias sobre Futebol Brasileiro:

Flamengo x Palmeiras: Brasileirão AO VIVO; pré-jogo, escalações e horários

A 1 de maior de 1929, o Corinthians enfrentou o Barracas num amistoso, com o Timão a alcançar sua primeira vitória frente ao time internacional. Os argentinos até começaram vencendo a partida, por 1-0, mas os gols de Apparício, Rodrigues e Rato contribuíram para a virada do clube paulusta, que acabou derrotando os argentinos por um placar de 3 a 1.

Com o triunfo histórico alcançado pelo Corintians, o jornalista Thomaz Mazzoni, que escrevia para o jornal "A Gazeta", se referiu aos autores dos 3 gols do Timão, destacando sua "fibra de mosqueteiros", como uma clara alusão ao conto de "Os Três Mosqueteiros" de Alexandre Dumas.

Este espírito de luta e valentia, aliada à emblemática referência de Thomaz Mazzoni, contrbuíram para o surgimento da mascote do Mosqueteiro, que hoje representa o clube paulista e é conhecida por todo o Brasil.

Torcedor pede novo mascote 

No ano passado (2021), um torcedor do Corinthians sugeriu nas redes sociais uma maior exploração sobre o mascote do clube, pedindo até uma mudança do mesmo para um "São Jorge" ou um "Gavião":

Bom dia! Desculpe o incômodo em um domingo de folga, mas queria deixar uma sugestão. Acho que o mascote do clube é um produto a ser melhor explorado. Talvez uma mudança de mascote para um Gavião ou até um São Jorge, iria agregar bastante à imagem do clube".

José Colagrossi Neto, diretor de marketing do clube, foi quem respondeu, questionando qual seria o posicionamento dos outros torcedores em relação a isso:

Concordo que poderíamos trabalhar melhor, e quando o público voltar esperamos fazer isso. Mas trocar o mascote? Será que a torcida apoiaria isso?

Mais notícias sobre Futebol Brasileiro:

O jogador desconhecido que fará o Flamengo desembolsar milhões

Tópicos


Mais notícias