Série A

Grêmio escapa? Relembre times que conseguiram o milagre e fugiram do rebaixamento na última rodada

Tricolor gaúcho espera convocar seu espírito imortal para escapar da degola

Por Miguel Jabur de Souza e Silva

Tricolor gaúcho espera convocar seu espírito imortal para escapar da degola
Tricolor gaúcho espera convocar seu espírito imortal para escapar da degola
Síguenos enSíguenos en Google News

A esperança é a última que morre e o Imortal Tricolor sabe disso como ninguém. Afinal, não foram poucas as vezes que o Grêmio superou a si mesmo para protagonizar reviravoltas improváveis.

Por isso, contra tudo e contra todos, o clube gaúcho conta com seu tradicional espírito de superação para escapar do terceiro rebaixamento de sua história.

O cenário não é favorável ao Grêmio, que atualmente está a 4 pontos de escapar do descenso, com 2 rodadas para o restante da competição. No entanto, não seria a primeira vez que um clube escaparia do rebaixamento contra todas as probabilidades.

Confira 5 exemplos de times que conseguiram o que o Grêmio pretende na última rodada:

1. Fluminense (2009): O caso mais lembrado é o do Fluminense, em 2009. O time tinha 99% de chances de ser rebaixado de acordo com os matemáticos da bola, mas conseguiu reagir com nada menos do que 6 vitórias consecutivas na reta final, sob a liderança de Cuca como treinador. Na última rodada, no confronto final contra o Coritiba, o Flu segurou o empate e mandou os paranaenses para a segunda divisão em seu lugar.

2. Botafogo (2009): Outro clube carioca que também lutou contra o rebaixamento em 2009 foi o Botafogo. O clube estava na zona de rebaixamento até a rodada 38, mas conseguiu escapar nos últimos momentos, com uma vitória em casa sobre o Palmeiras. O empate do Coritiba com o Fluminense favoreceu o Fogão, que até então estava empatado em pontos com o Coxa.

3.  Figueirense (2015): O clube de Floripa chegou à última rodada com 40 pontos, na 17a colocação da tabela. No entanto, com uma vitória sobre o Flu, em casa, garantiu sua permanência na Primeirona e, de quebra, enviou seu maior rival, o Avaí, de volta à Série B.

4. Vitória (2016): Já imaginou escapar de um rebaixamento na última rodada mesmo com uma derrota? Foi o que aconteceu com o Vitória em 2016, que perdeu para o Palmeiras, mas foi beneficiado da derrota do Inter para o Fluminense, apesar de passar a boa parte do campeonato na parte de baixo da tabela.

5. Sport (2017): Uma incrível combinação de resultados na última rodada evitou que o Sport disputasse a Série B em 2018. O clube do Recife venceu o Corinthians na Ilha do Recife e ainda foi favorecido com a derrota do Coritiba para a Chapecoense e a derrota do Vitória.

 

Tópicos


Mais notícias