Jogadores

O jogador que o Vasco da Gama desprezava e agora é um jogador importante na sua seleção

Por Romario Paz

Jogador foi um dos que ficaram marcados na campanha do rebaixamento em 2013

Jogador foi um dos que ficaram marcados na campanha do rebaixamento em 2013

Síguenos enSíguenos en Google News

Como um jogador que foi tão mal em um dos maiores clubes do futebol brasileiro calou a boca de tanta gente que o criticava? A resposta é simples: trabalho, muito trabalho. Foi assim que Yoshimar Yotún calou os seus críticos após deixar o Vasco da Gama, clube que acabou rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2013. Na ocasião, o Gigante da Colina não estava bem das pernas. Em 2011, faturou a Copa do Brasil e foi vice do Brasileirão. Em 2012, chegou às quartas de final da Copa Libertadores. E 2013 foi um ano pra ser apagado da gloriosa história vascaína.

O peruano chegou a São Januário em janeiro daquele ano, recebendo a camisa 6, que até o ano anterior, era vestida por Felipe, um dos maiores ídolos da história do cruzmaltino. Fez 31 jogos naquela temporada e não marcou gols pela equipe carioca, ficando marcado por um lance pra lá de bizarro em um dos jogos do Brasileirão. Jogando contra o Corinthians em Brasília, Yotún tentou afastar uma bola após uma defesa do goleiro Diogo Silva e furou por duas vezes. E em uma disputa no alto, se trombou com o próprio companheiro de time, arrancando risadas da torcida rival. Um retrato do que foi o ano do Vasco, sendo rebaixado para a Série B.

Mais notícias de Peruanos:

Queria ser o novo atacante da seleção brasileira, mas Paolo Guerrero chegou ao Avaí e o deixou de lado

Eles até fariam uma rifa; O time que está morrendo de vontade de ter Ricardo Gareca no Brasil e vencer o Brasileirão

Revelado pelo Sporting Cristal, um dos maiores clubes do Peru, foi pra lá que ele retornou após a passagem malfadada pelo Vasco (além de ser o clube por onde joga atualmente). Foram 159 jogos e 9 gols em sua primeira passagem, que durou de 2008 até 2014, já que ele foi para o Rio de Janeiro por empréstimo do time peruano. Jogou também na Europa, pelo Malmö, da Suécia, clube que revelou ninguém menos do que Zlatan Ibrahimovic, além de uma passagem muito boa pelo Orlando City, dos Estados Unidos.

Com a camisa da seleção peruana, disputou 94 jogos e marcou três gols, além de ter participado de várias edições da Copa América pelos Incas. Inclusive sendo vice-campeão em 2019, ao perder para o Brasil no Maracanã, estádio que ele chegou a atuar algumas vezes com a camisa do Vasco. Para completar, Yotún foi um dos 23 jogadores que defenderam o Peru na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Ele atuou nos três jogos feitos pela seleção comandada por Ricardo Gareca na ocasião.


Mais notícias