Copas

'Racismo não'; Conmebol multa Boca Juniors após gesto racista de torcedor contra o Corinthians; entenda

Punição é dada às vésperas de duelo pelas oitavas de final da Libertadores

Por Jorge Dias

Punição é dada às vésperas de duelo pelas oitavas de final da Libertadores
Punição é dada às vésperas de duelo pelas oitavas de final da Libertadores
Síguenos enSíguenos en Google News

A CONMEBOL decidiu punir em uma multa de 100 mil dólares o Boca Juniors após seus torcedores terem sido flagrados fazendo gestos de macaco direcionados a torcida do Corinthians, durante o duelo entre as duas equipes pela fase de grupo da Copa Libertadores. O episódio ocorreu no dia 17 de maio, no empate em 1x1.

Mais notícias do Corinthians:

Corinthians perde destaque da equipe no Brasileirão; suspeita é lesão muscular; saiba mais

A multa aplicada em 100 mil dólares (R$ 524 mil na cotação atual) também obriga o clube argentino a cumprir novos protocolos de combate ao racismo. A entidade mudou seus regulamentos sobre o tema após a sequência de episódios injúria racial ocorridos em confrontos contra equipes brasileiras. Por pressão interna da CBF e de clubes brasileiros a Conmebol tornou as penas mais duras.

O Boca será obrigado a exibir a faixa “Basta de Racismo” na entrada do campo perfilado com os jogadores do Corinthians no duelo na La Bombonera marcado pelo dia 5 de junho, dessa vez pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

O Boca Juniors também será obrigado a exibir a mesma mensagem nos telões da La Bombonera, por cerca de 2 horas antes do confronto. A Conmebol decidiu que em caso de reincidência do Boca, o clube será punido com partida com portões fechados. Se preferir, o clube argentino pode recorrer da decisão.

Conmebol se viu pressionada pelo Brasil

As imagens do torcedor do Boca Juniors saindo escoltado pela polícia de São Paulo no jogo entre o Corinthians e a equipe argentina, vencida pelo Timão por 2x0, comoveu a Conmebol que se viu pressionada pelos clubes brasileiros a endurecer as penas por racismo. O presidente da entidade recebeu ligações do presidente recém-eleito da CBF, Ednaldo Pereira, cobrando uma melhora da situação.

Mais notícias do Futebol brasileiro:

Marinho aponta culpado do seu insucesso no Flamengo; resposta surpreende; confira


Mais notícias