Brasileirão

Torcida do São Paulo arremessa vários objetos em campo em direção aos jogadores do Atlético

Torcida são paulina pode punir o próprio clube por ato de indisciplina na derrota para o Galo.

Por Jorge Dias

Torcida são paulina pode punir o próprio clube por ato de indisciplina na derrota para o Galo.
Torcida são paulina pode punir o próprio clube por ato de indisciplina na derrota para o Galo.
Síguenos enSíguenos en Google News

A torcida do São Paulo protagonizou cenas de indisciplina durante a partida contra o Atlético-MG no Morumbi, após sofrer o segundo gol do Galo, de pênalti. Foram arremessados vários objetos em campo em direção aos jogadores do Atlético, como copos contendo líquido, o que pode gerar consequências severas para o clube.

O registro desses atos de violência será levado para julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e o São Paulo pode ser enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de "desordens nos estádios". A pena prevista é de multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Há ainda a possibilidade de punição com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, mas somente em casos de "elevada gravidade". A situação gera preocupação entre os dirigentes e a comissão técnica do clube.

A polêmica ganhou ainda mais destaque pelo fato do jogador Pavón, autor do gol de pênalti, ter comemorado chutando a bandeira do escanteio, que trazia a bandeira do São Paulo. Esse gesto enfureceu torcedores, jogadores e a própria torcida, gerando um clima de tensão em campo e contribuindo para que os objetos fossem arremessados em campo.

Atenção ao caso

Pavón foi punido com cartão amarelo pelo ato de provocação. Entretanto, o São Paulo acabou sendo derrotado pelo Atlético-MG por 2x0. A direção do São Paulo e autoridades do futebol estarão atentas ao desdobramento do caso de indisciplina, buscando medidas para evitar episódios semelhantes no futuro e garantir a segurança e o respeito dentro e fora dos estádios.


Mais notícias