Série A

Vetado! Sócios rejeitam mudança de estatuto do São Paulo e frustram diretoria

Reforma proposta por conselheiros não passou pelo crivo dos associados em assembleia geral

Por Tomas Porto

Reforma proposta por conselheiros não passou pelo crivo dos associados em assembleia geral
Reforma proposta por conselheiros não passou pelo crivo dos associados em assembleia geral
Síguenos enSíguenos en Google News

A reforma estatutária do São Paulo não vai acontecer. Por 818 votos a 506, além de cinco abstenções, os associados do Tricolor rejeitaram as alterações no estatuto do clube. A votação ocorreu neste domingo (23) das 8h às 17h entre sócios acima dos 18 anos com pelo menos dois anos de associação e que estivessem com as mensalidades em dia. Ela era o último passo para a confirmação do novo estatuto, que já havia sido aprovada pelo Conselho Deliberativo. O resultado é uma derrota amarga para a gestão do presidente Julio Casares, que se empenhou na campanha pelo "sim", mas não conquistou a maioria dos sócios. Nos últimos dias, o presidente Casares e o diretor de futebol Carlos Belmonte participaram de eventos e jantares com associados para tentarem aprovar a mudança no estatuto. 

Mais notícias do futebol brasileiro: Nem Douglas Costa nem Soteldo; este será o ponta desejado por Rogério Ceni no São Paulo

Pontos que seriam alterados

Entre os temas a ser modificados estavam a volta da reeleição para presidente, além do aumento do mandato dos conselheiros de três para seis anos. Outro ponto seria a liberação para que membros do conselho exerçam cargos em diretorias. O estatuto prevê que o conselheiro se licencie do órgão, mas a mudança permitiria que houvesse um acúmulo de funções.

A medida impactaria, por exemplo, o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte. Ele é conselheiro eleito e exerce a função sem remuneração. O cargo de diretor executivo de futebol é ocupado por Rui Costa.

Puderam votar os sócios acima de 18 anos adimplentes e com pelo menos dois anos de associação. A votação foi presencial nos ginásios do clube, no Morumbi, e também contou com um sistema de drive-thru para evitar aglomerações.

Mais notícias do futebol brasileiro: Torcedores do São Paulo invadem campo na Copinha e arbitragem encontra faca no gramado 

Julio Casares aceita derrota

Minutos após o resultado ser divulgado pelo São Paulo, Casares utilizou suas redes sociais para escrever sobre o assunto, dizendo que a vontade da maioria deve ser respeitada.

"Como sempre em minha vida, saúdo a democracia. A reforma estatutária proposta por um grupo de 82 conselheiros não foi aprovada hoje na Assembleia Geral. Ou seja, deve-se seguir a vontade do sócio, sem que seja feita recontagem de votos ou impetradas ações na Justiça — isso sim seria uma tentativa de golpe. Parabenizo a todos que lutaram por seus ideais nas últimas semanas - com respeito, todas as opiniões são bem-vindas. Seguimos em frente o nosso trabalho, com muito afinco e acreditando no fazer o melhor para o nosso São Paulo Futebol Clube", escreveu.

As mudanças defendidas pela atual gestão já eram muito criticadas pela oposição, que via a possibilidade de o clube se tornar menos democrático com o aumento do período de mandato dos conselheiros e a possibilidade de o atual mandatário se reeleger.

 

Tópicos


Mais notícias