Série A

Quais são as maiores rivalidades do Brasil?

Diante de um Flamengo x Corinthians no domingo, o El Futbolero Brasil listou as 5 maiores rivalidades do futebol brasileiro

Por Jorge Dias

Diante de um Flamengo x Corinthians no domingo, o El Futbolero Brasil listou as 5 maiores rivalidades do futebol brasileiro
Diante de um Flamengo x Corinthians no domingo, o El Futbolero Brasil listou as 5 maiores rivalidades do futebol brasileiro
Síguenos enSíguenos en Google News

Um país de tamanho continental e dividido em diversas ligas locais promove uma explosão de partidas recheadas de rivalidade. Os chamados ‘clássicos’ no Brasil, popularmente conhecido como 'derby' no estrangeiro, são os jogos de maior apelo pelo público por envolver os maiores times regionais.

O futebol no Brasil só ganhou uma liga profissional nacional em 1971 com o Campeonato Brasileiro de Futebol desenvolvido pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) precursora da CBF. Antes disso, coube aos estaduais, torneios locais entre equipes profissionais dos estados a emanar uma forte rivalidade entre as equipes.

Algumas dessas rivalidades simplesmente navegaram de um outro esporte até o futebol, como é o caso de Flamengo e Vasco, que disputavam corridas de regatas no Rio de Janeiro. Mas há também disputas consideradas 'políticas' e que significavam muito para algumas classes sociais. Como a dos operários corinthianos e os imigrantes italianos do Palmeiras.

Em meio a muitas rivalidades, o Brasil coleciona também confrontos épicos entre equipes interestaduais, como a de domingo entre Flamengo x Corinthians. O El Futbolero Brasil listou as 5 maiores rivalidade do futebol brasileiro, confira:

5 - Sport x Náutico

É o maior clássico do nordeste e também um dos mais equilibrados do Brasil, Sport x Náutico muita das vezes decidiram os estaduais de Pernambuco onde foi apelidado de 'Clássico do Timbu'. O confronto é tão importante para a região, que é transmitido para locais fora de Pernambuco.

Uma semelhança que une as duas equipes são suas origens inglesas, enquanto o Náutico foi fundado por grupos de remadores ingleses e alemães residentes no Recife, o Sport teve sua origem ligada a Guilherme de Aquino Fonseca, um pernambucano que viveu por muitos anos na Inglaterra e trouxe o esporte para o estado.

Ambos os clubes nutrem uma rivalidade histórica entre si mas também com o Santa Cruz, outro grande pernambucano. Apenas o Sport tem títulos nacionais como o polêmico modulo amarelo de 1987, considerado como campeonato brasileiro dividido com o Flamengo e a Copa do Brasil de 2008. Ao todo são 551 jogos com 212 vitórias do Sport, 186 vitórias do Náutico e 157 empates.

4 - Atlético Mineiro x Cruzeiro

É uma rivalidade recente comparada as demais dessa lista, mas a intensidade é muito alta quando falamos do confronto Galo x Raposa. Os dois maiores clubes de Belo Horizonte tiveram esse ímpeto aumentado após a divisão da taça do Campeonato Mineiro de 1956.

A partir dai, Atlético Mineiro e Cruzeiro passaram a postular um lugar no hall dos grandes clubes brasileiros, principalmente marcando era nas décadas de 70, 80 e 90. Infelizmente, o Galo ficou anos na fila por um título de expressão, após a conquista do primeiro campeonato brasileiro em 1971, o clube só voltaria a conquistar algo expressivo em 2013 com a Copa Libertadores.

Enquanto isso, o Cruzeiro colecionou campeonatos brasileiros, Copas do Brasil e duas Libertadores. Um outro cenário de duelo entre as equipes é sobre o Mineirão, o estádio público que pertence ao Estado de Minas Gerais é cedido para que ambas as equipes possam mandar seus jogos. Porém, em 2023 o Galo pretende inaugurar sua própria arena e a Raposa avalia uma proposta oferecida por Betim.

3 - Corinthians x Palmeiras

A rivalidade entre as duas equipes tem origem em 1917 no confronto do Corinthians com o Palestra Itália, primeiro nome do Palmeiras, que precisou ser alterado no decorrer da Segunda Guerra Mundial. O confronto era, para o Estado de São Paulo, um evento sem precedentes.

Reconhecidos como celeiros de craques, o Timão e o Porco dividiram inúmeros confrontos históricos, mas o mais memorável foi as quartas de finais da Libertadores de 1999, vencida pelo Palmeiras nos pênaltis após a melhor exibição de Marcos como arqueiro alviverde.

Temas de livros, documentários e até de uma adaptação cinematográfica de Romeu e Julieta para abordar a rivalidade entre as equipes, o confronto é considerado o maior do futebol paulista. Tradicionalmente era disputado no Estádio do Pacaembu, mas o jogo nesse local passou a ser raro com as construções da Neo Química Arena e do Allianz Parque.

2 - Fla x Flu

Por muitos é considerado o maior clássico do futebol brasileiro, mas muito mais pelo peso histórico do que pela rivalidade em si. Isso porque, o Flamengo surgiu de uma dissidência de dentro do tricolor carioca, em que atletas insatisfeitos das Laranjeiras ofereceram ao Clube de Regatas do Flamengo, a possibilidade de se transformar em um clube de futebol.

Mas não apenas isso, o termo 'Clássico' foi usado pela primeira vez por Nelson Rodrigues, tricolor fanático, que escrevia crônicas esportivas para o Mundo Sportivo, um importante jornal brasileiro criado por seu irmão, Mário Filho, rubro-negro. O dramaturgo escreveu que “O Fla-Flu não tem começo. O Fla-Flu não tem fim". "O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada". "E aí então as multidões despertaram”.

Tal definição foi tão impactante que o termo passou a ser usado para os confrontos de maior rivalidade. Enquanto Nelson Rodrigues desenhou o que seria a rivalidade no Fla-Flu, seu irmão, Mário Filho, foi o criador da ideia de construir um palco a altura. Nasce então, o estádio do Maracanã, que leva o nome de seu criador, Estádio Jornalista Mário Filho.

O resto é história, Flamengo e Fluminense desenharam o termo 'rivalidade' no Brasil e graças ao confronto entre as duas equipes nasceram todas as outras rivalidades. O jogo é tão importante para a cultura brasileira, que em 2012 foi considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro.

1 - GreNal

O GreNal é considerado também a maior rivalidade do Brasil em termos de futebol, diferente do confronto entre Fla-Flu que há um enorme peso histórico, Grêmio e Internacional, dividem o estado do Rio Grande do Sul ao meio em dia de partidas dessas duas equipes.

Muita dessa rivalidade é influenciada pelo futebol praticado na Bacia da Plata, região que abrange o estado gaúcho, o Uruguai e a Argentina, onde a paixão futebolística é levada a níveis muito acirrados que os demais estados brasileiros. São as duas unicas torcidas brasileiras a terem as 'barra-brava', nome dado a torcedores que incentivam o time a todo o momento.

Ambas as equipes dividem conquistas importantes, como Libertadores e Mundiais, mas na contra-mão do futebol brasileiro, o Campeonato Gaúcho ainda tem um peso importantíssimo no calendário das duas equipes
 

Mais notícias do Futebol brasileiro

Por que o Flamengo é chamado de "cheirinho"?


Mais notícias