Série A

Porque o Flamengo é chamado de "cheirinho"?

Por Wesley Alencar

Durante anos, torcedores provocavam o Flamengo com esse eplido, mas você sabe como começou?

Durante anos, torcedores provocavam o Flamengo com esse eplido, mas você sabe como começou?

Síguenos enSíguenos en Google News

O Flamengo é um dos clube mais alvo de provocações por parte de suas torcidas rivais e, vez ou outra, um apelido nem tão carinhoso surge para o clube. O mais recente e que pegou de forma inimaginável foi o "cheirinho", mas você sabe de onde sirgiu e por que o rubro-negro carioca é chamado assim?

Tudo começou durante a disputa do Campeonato Brasileiro de 2016. O Flamengo havia liderado a competição por diversas rodadas e estava sendo cotado para ficar com o título naquela oprtunidade, porém, era perseguido de perto pelo Palmeiras. O rubro-negro não tinha nenhuma grande vantagem para o rival, mas a equipe de marketing do clube lançou uma campanha nas redes sociais que falava sobre o "cheirinho de hepta" (que seria correspondente ao título do Flamengo naquele ano).

Deu ruim pro "cheirinho"

Porém, há algumas rodadas do fim, o Palmeiras ultrapassou o Flamengo na classificação se sagrou campeão daquela edição do brasileirão, encerrando um jejum de títulos do Brasileirão que não vinha desde os anos 1990. Dessa forma, os torcedores rivais não se conteram em tornar o "cheirinho" em uma expressão para relembrar que não se comemora antes da hora, até por que a competição estava longe de acabar quando lançaram a campanha.

Então a cada vez que o Flamengo é eliminado de uma competição ou perde de eum time inexpressivo, sempre vem à tona o "cheirinho" que o clube fica em não saborear o triunfo. As edições mais recentes do episódio aconteceram nas eliminações da Copa Libertadores do ano passado, quando caiu para o Racing e na eliminação para o São Paulo, na Copa do Brasil do mesmo ano.

O fim do "cheirinho" (?)

A provocação ainda existe, mas ela despareceu com as recentes conquistas do clube, da Copa Libertadores de 2019 e os dois brasileirões em 2019 e 2020, assim como as edições recentes do estadual do Rio de Janeiro. Porém, ela voltou a aparecer quando o clube perdeu a final do Mundial de Clubes para o Liverpool em 2019, com gol de Roberto Firmino.

Os principais clubes que usam da provocação ao Flamengo utilizando o termo "cheirinho" são o Internacional, o Palmeiras, Athletico-PR e, claro, o Vasco da GamaBotafogo e Fluminense devido a grande e acirrada rivalidade entre essas equipes nos últimos anos. Os outros clube como Corinthians, São Paulo, Grêmio também usam o termo, porém em menos número já que eles usam uma provocação específica para dar aquele zoada no rubro-negro.

 


Mais notícias