Série A

Por que o Flamengo tem como mascote um Urubu?

Urubu é a mascote do Flamengo

Por Romario Paz

Urubu é a mascote do Flamengo
Urubu é a mascote do Flamengo
Síguenos enSíguenos en Google News

Cada clube tem uma mascote para chamar de sua e assim acontece desde os primeiros anos do futebol. O Flamengo tem como mascote o urubu, ave imponente que é sinônimo de Flamengo, mas que possui uma vasta história no futebol e demorou para ser adotada pelo clube como mascote após a motivação para sua escolha.

Na verdade, o Flamengo teve outra mascote até a mudança para o Urubu na década de 1960. Um marinheiro representava o Flamengo desde sua fundação no fim do século XIX, até porque o nome do clube é Clube de Regatas do Flamengo começou como um esporte aquático de remo e vela. Mas tudo mudou com o racismo que acontecia das outras torcidas cariocas contra o Mengão, a qual chamavam de Urubu os jogadores negros da equipe.

Assim, no dia primeiro de junho de 1969, na partida contra o Botafogo pelo Cariocão daquele ano, um urubu sobrevoou o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com a bandeira do Flamengo amarrada a seus pés, atitude que modificou completamente a forma como os rivais e os próprios torcedores viam o animal, e assim nasceu a mascote do Flamengo que já tem 52 anos.

As quatro mascotes do Flamengo

Além do Urubu, principal mascote do Flamengo, e do Popeye, antiga mascote marinheiro do clube, o Mengão possui também outros dois personagens, a Urubinha e o Samuca, nome do mascote urubu na versão infantil.

Tópicos


Mais notícias