Série A

Por que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil? Confira os motivos

Clube de maior torcida do Brasil passou por um processo de massificação que é exemplo até hoje

Por Wesley Alencar

Clube de maior torcida do Brasil passou por um processo de massificação que é exemplo até hoje
Clube de maior torcida do Brasil passou por um processo de massificação que é exemplo até hoje
Síguenos enSíguenos en Google News

Já falamos aqui que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil e maior torcida do mundo, se tratando de torcedores residentes no mesmo país que o clube, mas quais são os motivos que fazem da torcida do Flamengo ser uma nação? Por que o clube está tão na frente da preferência que as outras equipes do país? 

O assunto, inclusive, chegou a ser tratado numa conferência na Universidade Federal Fluminense (UFF), intitulada “Flamengo: a invenção do clube mais querido do Brasil nos anos 1930”, apresentada pelo professor adjunto de História do Brasil Republicano da UFF, Renato Coutinho, em 2019. O estudo teve como foco a passagem de clube de elite para clube do povo. 

A nação de rubro-negros

Fundado em novembro de 1895, o clube era considerado de elite até meados dos anos 1930, até que José de Barros Padilha assumiu a presidência com o intuito de tornar o Flamengo um clube de massa. Ele promoveu ações públicas em escolas para que alunos mostrassem o amor ao clube – numa delas, aliás, surgiu a célebre frase “Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer”. 

José Barros também ampliou o número de sócios do clube, conquistando maior receita, contratando bons jogadores e tendo assim maior visibilidade. O estudo apontou também que o ex-mandatário do Flamengo contou com colaboração dos grandes veículos de massa e nomes como Mário Filho, Roberto Marinho, Ary Barroso e José Lins do Rego amplificaram o nome da equipe. 

Outros importantes pontos levantados foi que, assim como o Flamengo passou por uma profissionalização administrativa, o Brasil e o futebol, como um todo, também passaram pelo mesmo processo naquela época. A conquista de diversos títulos importantes e de um futebol muito rico tecnicamente continuou encantando a massa, mas a identificação, baseado no conceito de integração nacional e mestiçagem, fazem até hoje o Flamengo ser um time muito popular entre os brasileiros.

 

Tópicos


Mais notícias