Série A

Palmeiras: as derrotas mais dolorosas da história do Verdão

A eliminação no Mundial de Clubes é somada a outros vexames do Palmeiras em sua história

Por Romario Paz

A eliminação no Mundial de Clubes é somada a outros vexames do Palmeiras em sua história
A eliminação no Mundial de Clubes é somada a outros vexames do Palmeiras em sua história
Síguenos enSíguenos en Google News

O fim de um sonho marcou o gol de Gignac aos nove minutos do segundo tempo, ao vencer o Palmeiras por 1 a 0 na semifinal do Mundial de Clubes 2020 no Catar. Sem poder disputar o título mundial, o Verdão volta a campo nesta quinta-feira (11), às 12h, (horário de Brasília), para decidir o terceiro lugar do torneio contra o perdedor de Al-Ahly (Egito) e Bayern de Munique (Alemanha).

 

Mas o vexame palmeirense não foi o primeiro da história do clube e diversos outros jogos já marcaram a história do clube pela parte negativa. Um dos momentos mais icônicos, ou melhor, os quatro momentos mais marcantes pela parte negativa foram as quatro derrotas em que sofreu seis gols entre 2006 e 2014. Pelo Brasileirão de 2006 perdeu de 6 a 1 para o Figueirense, pela Copa do Brasil em 2011 foi derrotado por 6 a 0 pelo Coritiba, em 2013 perdeu de 6 a 2 para o Mirassol pelo Paulistão e mais um 6 a 0 para o Goiás agora pelo Brasileirão de 2014. Todas essas derrotas não chegaram no 7 a 2 sofrido para o Vitória na Copa do Brasil em 2003.

Mas outras duas partidas que ficaram e ficarão por muito tempo na história foram as derrotas para ASA-AL e Vasco. A primeira foi a eliminação em pleno Palestra Itália para o modesto ASA de Arapiraca, que perdeu para o Palmeiras por 2 a 1, mas eliminou o Verdão na Copa do Brasil de 2002. Mas a final Copa Mercosul de 2000, mesmo 21 anos depois, ainda assombra os torcedores. O Palmeiras vencia o Vasco por 3 a 0 no primeiro tempo, mas levou a virada por 4 a 3 com hat-trick de Romário, um dos melhores atacantes da história.

Os rebaixamentos de 2002 e 2012

O Verdão teve dois rebaixamentos neste século para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2002 fez a terceira pior campanha do Brasileirão, e ficou entre os quatro rebaixados. Já em 2012, o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil e meses depois caiu para a segunda divisão novamente, o que proporcionou ao time paulista disputar a Copa Libertadores da América 2013 mesmo na Série B.

Tópicos


Mais notícias