Série A

O quebra-cabeça de São Paulo: Ramírez, Ceni ou Gallardo

Miguel Ángel Ramírez, o favorito para o cargo

Por Romario Paz

Miguel Ángel Ramírez, o favorito para o cargo
Miguel Ángel Ramírez, o favorito para o cargo
Síguenos enSíguenos en Google News

São Paulo vive um momento muito delicado. Após 7 jogos sem vencer, o técnico Fernando Diniz foi demitido e, com isso, o ex-futebolista Raí, gerente esportivo do clube, renunciou ao cargo. O Tricolor deixou de ser o principal candidato ao Brasileirão no final de 2020 para cair para a quarta colocação na classificação, a 7 pontos do líder Internacional de Porto Alegre.

O mês de janeiro foi fatídico para um São Paulo que somou apenas dois pontos dos 18 possíveis, incluindo derrotas humilhantes como a sofrida contra o Inter, na qual o Colorado aprovou um doloroso 1-5 no Morumbí. Diniz fecha sua fase no time de São Paulo com 34 vitórias, 20 empates e igual número de derrotas nos 74 jogos que liderou.

Agora, o São Paulo analisa os possíveis substitutos de Diniz para tentar reverter a situação e lutar pelo título novamente nos cinco dias restantes, apesar da dificuldade existente. Enquanto isso, Marcos Vizolli, adjunto da comissão técnica, será quem estará no banco nas próximas partidas.

Miguel Ángel Ramírez, o favorito para o cargo
O candidato favorito do presidente, Julio Casares, é o espanhol Miguel Ángel Ramírez, que atualmente está sem time após sua saída do Independiente del Valle em dezembro. O canário conquistou prestígio mundial graças ao seu trabalho no Equador, premiado com a Copa Sul-Americana 2019, e já soou inúmeras vezes para dirigir outros grandes clubes do Brasil, como Flamengo ou Palmeiras. Porém, há um grande impedimento para Ramírez chegar à bancada paulista, ou seja, ele tem um contrato fechado com o Internacional.

A equipe de Porto Alegre queria contratá-lo após a saída de Chacho Coudet, em outubro, mas o espanhol preferiu esperar até o final da temporada no Equador para tomar uma decisão. A essa altura, Abel Braga já estava consolidado como técnico do Colorado e Ramírez e Inter concordaram em retomar o contato assim que o Brasileirão terminar. Agora, o Internacional é o líder indiscutível do campeonato com 65 pontos, acumula 9 vitórias consecutivas e 11 jogos sem perder e está com o título em pleno andamento com 5 dias restantes. Se o porto-alegrense for campeão, dificilmente o Braga sairá do time e o Ramírez assumiria a posição, para negociar com o São Paulo.

 

 

Marcelo Gallardo, um impossível
Outro favorito da diretoria é Marcelo Gallardo. O treinador do River é um dos nomes mais cobiçados do mundo depois de seu grande trabalho em Núñez e, segundo a imprensa brasileira, o São Paulo quer falar com ele.

A opção do 'Boneco' é a mais complexa de todas, já que seu alto salário seria um impedimento para chegar a um Tricolor que teria muita dificuldade para desembolsar tanto dinheiro.

Rogério Ceni, a escolha da torcida
Rogério Ceni também está entre os nomes considerados pelo conselho. O histórico exportador paulista já parecia candidato na campanha eleitoral de 2020, mas não fechou e em novembro se tornou técnico do Flamengo. Agora, seu Mengão é vice-campeão do Brasileirão com 61 pontos e quer lutar contra o Inter até o final.

Ceni também é o favorito dos fãs por tudo o que representou como jogador no passado. Além disso, ele teria a opção de se resgatar da primeira fase como treinador de São Paulo em 2017, na qual durou apenas alguns meses no cargo.

 


Mais notícias