Série A

Neymar está desempregado na França? Por esta razão, Ney poderia deixar o futebol francês

Por Romario Paz

As equipes da Ligue 1 não se divertem

As equipes da Ligue 1 não se divertem

Síguenos enSíguenos en Google News

A liga francesa de futebol pedirá ao governo que estabeleça um plano de resgate financeiro em meio a enormes perdas de receita causadas pela pandemia do coronavírus e o colapso de seu acordo de televisão. A LFP, após reunião do seu conselho na terça-feira, convocou uma reunião urgente com as agências governamentais, afirmando em nota que "até à data, as perdas já ultrapassam um bilhão de euros".

O apelo instantâneo vem apesar de a liga ter chegado a um novo acordo com a emissora Canal Plus para exibir jogos nas duas divisões principais pelo resto da temporada. O acordo com o Canal Plus foi assinado após o rompimento do acordo com a emissora espanhola Mediapro.

A receita total é de 759 milhões de euros (US $ 920 milhões), em vez dos 1,3 bilhão de euros (US $ 1,58 bilhão) originalmente orçados pelos clubes para o ano fiscal de 2020-21, disse a liga. A liga disse que essas perdas na receita da televisão, combinadas com o impacto dos jogos disputados sem torcedores devido à pandemia, prejudicarão ainda mais a saúde financeira dos clubes. As perdas ultrapassam US $ 1,2 bilhão, disse ele.

Os 100 milhões de euros (US $ 121 milhões) para clubes profissionais já adotados pelo governo francês não são suficientes para ajudá-los a sobreviver à crise, disse a liga. Ele solicitou uma reunião com funcionários dos ministérios de esportes e finanças. A liga disse que não está pedindo ao governo para compensar a queda na receita com televisão.

"Os clubes já têm feito grandes esforços para se adaptar a esta enorme queda nas receitas, tanto através de negociações salariais com os jogadores como das reformas que a (liga) está a preparar para garantir o seu futuro", afirmou a liga. "No entanto, é fundamental que o estado esteja envolvido em ajudar os clubes profissionais e seus acionistas a superar as emergências criadas pela crise do COVID-19."

Pelo acordo com o Canal Plus, a emissora tem direitos exclusivos para todos os jogos da primeira divisão e oito jogos da segunda divisão da rodada 25 de jogos que começam neste fim de semana. Nenhum detalhe financeiro foi dado, mas relatórios franceses disseram que o Canal Plus pagou 200 milhões de euros (US $ 242 milhões) pelo restante da temporada.

O negócio da Mediapro deveria ter valido mais de 4 bilhões de euros (4,8 bilhões de dólares) em quatro anos para as duas ligas principais, mas desmoronou depois de apenas quatro meses.

Em dezembro, a liga foi forçada a rescindir seu contrato com a Mediapro, que criou um novo canal de assinatura chamado Telefoot para exibir os jogos, mas não conseguiu fazer pagamentos programados no valor de mais de 324 milhões de euros ($ 392 milhões) antes de ele sair. A Mediapro então concordou em pagar 100 milhões de euros (US $ 121 milhões) em troca de seus direitos sobre os jogos.

Tópicos


Mais notícias