Série A

Há dez anos, o São Paulo conquistou a Copa Sul-Americana, quatro anos depois do Internacional

Os dois times se enfrentaram há uma década

Por Romario Paz

Os dois times se enfrentaram há uma década
Os dois times se enfrentaram há uma década
Síguenos enSíguenos en Google News

Há dez anos, o São Paulo conquistava a Copa Sul-Americana, quatro anos depois de o Internacional ter sido o primeiro time brasileiro a conquistar a competição continental. Mas o começo da caminhada Tricolor passou pelo Equador contra um time que nem está figurando mais na elite do futebol nacional, a Liga Deportiva Universitária de Loja, que ficou conhecida como "LDU genérica" no Brasil, em referência ao time de Quito, campeão da Libertadores em 2008 e da própria Sul-Americana no ano seguinte.

A primeira partida aconteceu no estádio Reina del Cisne, em Loja, que fica a 400 quilômetros da capital do país. No dia 26 de setembro de 2012, o jogo que teve em campo nomes como Rogério Ceni, Rafael Tolói, Lucas Moura & cia terminou empatado em 1 a 1.  Como o São Paulo não levava perigo, aos poucos a LDU perdeu o medo e começou a chegar. Aos 24, Feraud assustou em cobrança de falta. Seis minutos depois, o atacante brasileiro Fábio Renato recebeu nas costas de Cortez, mais uma vez muito mal na marcação, e bateu firme, no canto esquerdo do atual técnico Tricolor, que fez bela defesa.

Mais notícias de ecuatorianos:

O venezuelano que pode ser o sucessor de Robert Arboleda no São Paulo e provoca curiosidade

No melhor momento do time da casa, porém, a equipe brasileira achou um gol e abriu o marcador. Osvaldo desceu pela esquerda, passou por Gomez e cruzou de pé direito. Bermudez tentou cortar de cabeça e a bola entrou no canto esquerdo de Alvarado, que nada pôde fazer. Gol contra do defensor equatoriano. Aos 44, a LDU de Loja chegou ao empate. O juiz uruguaio Julio Bascuñan errou ao marcar falta de Denilson em Uchuari no meio-campo. Na cobrança, Larrea recebeu sozinho e, de pé direito, acertou o ângulo do M1TO. Um golaço e festa da torcida local.

O jogo de volta no Morumbi reservava mais emoções. Um empate sem gols era o suficiente para classificar o São Paulo, que havia marcado um gol no Equador (na época, o critério de gol qualificado existia). Houve ainda uma discussão entre Rogério Ceni e o então técnico são-paulino, que era Ney Franco, por causa de uma substituição no segundo tempo: o capitão queria a entrada de um jogador mais alto para ajudar no ataque e pediu Cícero, mas o treinador preferiu colocar o atacante Willian José, que hoje atua no futebol espanhol. A Liga de Loja deu muito trabalho, mas o Tricolor se classificou, mesmo saindo do estádio sob fortes vaias de seu torcedor.

Hoje, dez anos depois do histórico confronto contra o gigante brasileiro, a Liga de Loja desapareceu, não existe mais. Mas os dois jogos contre o tricampeão do mundo jamais sairão da memória dos torcedores desse clube.

Tópicos


Mais notícias