Série A

Cassío pode mudar estilo de jogo para atender Vítor Pereira

Arqueiro do Corinthians tem trabalhado em aspectos nos quais tinha dificuldade 

Por Bruno Leandro

Arqueiro do Corinthians tem trabalhado em aspectos nos quais tinha dificuldade 
Arqueiro do Corinthians tem trabalhado em aspectos nos quais tinha dificuldade 
Síguenos enSíguenos en Google News

Assim que iniciou seu trabalho no Corinthians, o técnico português Vítor Pereira deixou claro como gosta de seus goleiros no seu modelo de jogo. Cássio, titular absoluto desde 2012, seria peça chave dessa questão.

Mais Notícias sobre Futebol Brasileiro: 

Internacional vence e se cola a Grêmio no Campeonato Gaúcho

Sendo por muitas vezes criticado por falhas na saída de bola, Cássio vem cada vez trabalhando mais com os trabalhos com a bola no pé. É algo que já faz parte do treinamento de goleiros no Corinthians e tem sido um dos focos da nova comissão técnica .

Marcelo Carpes e Luiz Fernando dos Santos, treinadores de goleiros do Corinthians, são os responsáveis. Os dois implementam as atividades com os pés, de saída de bola, passe e lançamento desde 2020.

Carpes está no Timão desde que chegou com a comissão técnica de Tiago Nunes, que treinou o clube paulista em 2020. O treinador já trabalhou em times como o Querétaro, do México, Juventude, Caxias, Internacional, além do Audax comandado por Fernando Diniz.

Para servir de comparação, segundo o site Globoesporte.com, No Campeonato Brasileiro de 2020, o goleiro corintiano teve uma média de 8,14 passes incompletos por jogo. No ano seguinte, essa média diminuiu para 5,92 (3ª menor da competição).

A sua média de passes completos quase se manteve intacta. Em 2020, Cássio teve uma média de 20,63 passes completos por partida. Na temporada seguinte, em 37 jogos do Brasileiro, a média do goleiro ficou em 19,7 (10ª da competição).

Vítor Pereira tem convicção que o goleiro tem papel preponderante no processo de construção de jogo. No aspecto defensivo, também, o trabalho com os pés de um goleiro reflete no que Pereira pensa para o jeito que ele quer que o time jogue.

Após a sua estréia com derrota para o São Paulo no último sábado, em entrevista coletiva, Vítor Pereira comentou a importância de Cássio para o jogo do Corinthians.

" Dificilmente seremos uma equipe que defende em bloco baixo, não são essas as características dos jogadores que temos. Pretendemos que o bloco suba, passe do intermediário para o alto. O objetivo é torná-lo o mais alto possível. Nesse sentido, o goleiro tem que transmitir a confiança necessária para a linha defensiva jogar alto, encurtando o espaço entre ele e a linha defensiva. O que eu pedi é que as linhas estivessem mais curtas do ponto de vista defensivo. A linha defensiva próxima da linha média, a linha média mais próxima dos atacantes e o goleiro mais próximo da linha defensiva, em cobertura da subida do nosso bloco ,"  disse Vitor.

Simplificando o que foi dito, Cássio precisa subir mais o campo para que, em consequência, as linhas defensiva e do meio também possam subir.

O tempo será fundamental para que os mecanismos de uma linha alta tenham mais naturalidade no estilo de jogo do Corinthians. Por enquanto, Vítor Pereira vai analisando e aprimorando as atuações de Cássio. O Timão volta a campo neste sábado, pelo Campeonato Paulista, para enfrentar a Ponte Preta, às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

" Estamos nos preparando para fazer uma grande partida em frente da nossa torcida, em busca de mais uma vitória. Estamos nos adaptando cada vez mais com o trabalho do professor, se dedicando ao máximo para evoluir e dar continuidade no nosso trabalho, " disse o capitão corinthiano.

Encostados reintegrados

Vítor Pereira tem utilizado o lateral-esquerdo e zagueiro Danilo Avelar e o atacante Jonathan Cafu nos seus treinos. Eles participam dos trabalhos técnicos e táticos juntamente com os demais atletas da equipe.

No entanto, isso não deve significar uma segunda chance para a dupla. A diretoria do Corinthians mantém os atletas fora dos planos para essa temporada e segue em busca de clubes interessados nos dois jogadores.

Mais Notícias sobre Futebol Brasileiro: 

Ingressos São Paulo x Palmeiras, onde comprar

Tópicos


Mais notícias