Copas

Copa Libertadores 2021: quando é a final, em qual estádio, onde assistir ao vivo e tudo o que você precisa saber

Competição terá a sua terceira final em jogo único, dessa vez no Uruguai

Por Wesley Alencar

Competição terá a sua terceira final em jogo único, dessa vez no Uruguai
Competição terá a sua terceira final em jogo único, dessa vez no Uruguai
Síguenos enSíguenos en Google News

A Copa Libertadores está muito próxima de conhecer quem serão os finalistas da 62ª edição da competição mais importante de clubes das Américas, após a definição dos semifinalistas durante o mês de agosto: Atlético-MG, Barcelona de Guayaquil, Flamengo e Palmeiras estão na disputa para saber quem terá a glória eterna nesta temporada e, assim como nas edições anteriores, a final dessa temporada será disputada em jogo único.

O local que vai receber a grande final da Libertadores em 2021 é o Estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai e tem data marcada para 27 de novembro, às 17h, horário de Brasília. O estádio foi escolhido devido a critérios sanitários vigentes no Uruguai, no qual tornaria o país um dos locais mais seguros do continente para se realizar a partida na data prevista.

O lendário Estádio Centenário de Montevidéu

Principal casa do futebol uruguaio, o Estádio Centenário tem esse nome em celebração ao 100º aniversário da primeira Constituição do Uruguai e foi construído para sediar a disputa da primeira Copa do Mundo, em 1930, vencida pelos donos da casa. Fora a seleção, os principais clube da cidade de Montevidéu usavam o estádio até a criação de suas próprias casas, como o Peñarol no Campeón Del Siglo e o Nacional no Parque Central. Danúbio, Liverpool, Rentistas e demais equipes costumam mandar jogos de competições internacionais no estádio.

Essa será a 21ª partida de uma final de Libertadores que o estádio recebe, entre partida de ida, volta e terceiro jogo da final (como era disputadi antigamente). Foi lá onde, por exemplo, o Flamengo venceu o Cobreloa por 2x0 em 1981; o Palmeiras também já visitou o estádio em uma decisão quando, em 1968, perdeu para o Estudiantes-ARG por 2x0. A última partida de final de Libertadores que o estádio recebeu foi em 2011, quando Peñarol e Santos se enfrentaram na decisão daquele ano; o jogo acabou em 0x0. 

Seleção Brasileira visitou o estádio em diversas oportunidades e, na última vez que foi ao estádio, venceu o Uruguai por 2x0, com gols de Arthur e Richarlison, em novembro de 2020, e até que não é um ambiente muito hostil para a Seleção Brasileira que, em 22 jogos no geral, venceu 6 paridas, empatou 8 e perdeu outras oito vezes.

A disputa pela Glória Eterna

Dos clubes que buscam chegar à final no estádio, três deles são brasileiros: Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, enquanto o quarto semifinalista é o Bracelona de Guayaquil que busca impedir uma final brasileira em Montevidéu, já que nenhum dos quatro uruguaios na comepetição sequer chegaram nas oitavas de final (Nacional e Rentistas caíram na fase de grupos; Montevideo Wanderes e Liverpool caíram nas fases preliminares).

As datas da semifinais estão marcadas para o final de setembro, dias 21 e 22 para os jogos da ida e 28 e 29 para as partidas de volta, para então conhecer quem serão as equipes que disputaram o título em 2021. Atual campeão, o Palmeiras quer conquistar a terceira taça, mesma situação do Flamengo, que foi cempão em 2019. O Atlético-MG, dono da melhor campanha nessa edição, busca o bi campeonato, enquanto o Barcelona ainda não venceu a competição e busca voltar uma final após mais de 20 anos da vez que foi vice campeão, em 1998.


Mais notícias