Brasileirão

Nem Grêmio, nem Cruzeiro, ele foi para outro clube, e se tornou multicampeão

Mais nove jogadores sobem no ranking, se aproximando de marca histórica

Por Romario Paz

Mais nove jogadores sobem no ranking, se aproximando de marca histórica
Mais nove jogadores sobem no ranking, se aproximando de marca histórica
Síguenos enSíguenos en Google News

Dudu pisou no Mineirão sabendo que não poderia estar em campo, mas ciente de que fez parte da história. Afastado por lesão no joelho direito desde agosto, o atacante acompanhou a rodada final do Brasileirão nos camarotes do estádio e recebeu a medalha de campeão para se tornar o atleta com mais títulos na história do Palmeiras.

São 12 troféus conquistados, igualando Ademir da Guia e Junqueira no topo do ranking. (Veja lista no fim)

– Acho que é importante. Quando chega num clube a gente quer conquistar títulos, deixar o nome marcado. Sempre procuro fazer meu melhor para o Palmeiras, a gente sabe do carinho que o torcedor tem por mim. Mas tem muito tempo aqui, a gente espera ganhar bastante ainda.Não enjoa não, sempre está com o sarrafo lá em cima, é curtir esse resto de ano – disse Dudu.

Na sequência do atacante, também se aproximaram do recorde outros nove atletas do elenco, que chegam a 11, 10 e nove títulos pelo Palmeiras.

Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha e Mayke chegaram a 11 taças, igualando Waldemar Fiume e Lima. Luan, Raphael Veiga, Zé Rafael e Rony atingem 10 troféus, e por último está Gabriel Menino, que sobe para nove, igualando Oberdan Cattani e Carnera.

Gabriel Menino, Rony e Dudu, por sinal, estão sem atuar por conta de lesão e foram à Minas Gerais com o elenco para participar da premiação do Brasileiro.

O retrospecto recente do Palmeiras, empilhando títulos na Era Abel Ferreira, empurrou dez jogadores do atual elenco para o top-30 dos maiores vencedores do clube. Todos fazem parte da "base campeã" construída pelo Verdão ao longo dos últimos anos, a medida que a diretoria investiu em renovações de contratos longos com os principais nomes do elenco.

– Tivemos propostas para que vários atletas saíssem e consegui que eles ficassem. Como? Melhorando as condições financeiras desses atletas. Minha prioridade sempre é manter os nossos atletas, que estão trabalhando há bastante tempo conosco e têm ligação com o Palmeiras – disse a presidente Leila Pereira, em outubro deste ano.

É o que aconteceu, por exemplo, com Mayke, Luan (até o fim de 2024), Dudu (até fim de 2025), Raphael Veiga (até março de 2027) e Rony (até fim de 2026).

No caso de Dudu, o atacante ainda pode se isolar no topo da lista nas próximas temporadas - uma vez que tem pelo menos mais um ano no Verdão. Após a novela para renovação de contrato, o atleta permanece até 2026 caso atinja a meta de jogos para a renovação automática ao fim de 2025.

Aos 31 anos, Dudu está no Palmeiras desde 2015. Teve uma breve passagem por empréstimo no Al-Duhail, do Catar, em 2019/20, e voltou ao Verdão para disputar a temporada de 2021, seguindo no clube desde então.

Em 2023, fez 42 partidas, marcou três gols e deixou sete assistências para os companheiros de time. Em agosto, no entanto, sofreu uma lesão no menisco e rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho. Virou desfalque para o restante da temporada e somente em novembro voltou a colocar o pé no chão.

Recordistas de títulos pelo Palmeiras

• 1º - Ademir da Guia, Junqueira e Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues): 12 títulos

• 4º - Weverton, Gustavo Gómez, Mayke, Marcos Rocha, Waldemar Fiume e Lima: 11 títulos

• 10º - Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), Luan, Raphael Veiga, Rony e Zé Rafael: 10 títulos

• 15º - Oberdan Cattani, Carnera e Gabriel Menino: 9 títulos

• 18º - Del Nero, Gengo, Sérgio e Tunga: 8 títulos

• 22º - Cesar Sampaio, Cléber, Emerson Leão, Edu Bala, Gabriel Veron, Gustavo Scapa, Wesley, Zequinha e Zinho: 7 títulos


Mais notícias