Tecnicos

Qual é o nome verdadeiro de Tite? A história do apelido do técnico da Seleção Brasileira

Treinador busca manter sequência 100% nas Elimiantórias da Copa do Mundo ao enfrentar o Peru, na próxima quinta-feira (09)

Por Wesley Alencar

Treinador busca manter sequência 100% nas Elimiantórias da Copa do Mundo ao enfrentar o Peru, na próxima quinta-feira (09)
Treinador busca manter sequência 100% nas Elimiantórias da Copa do Mundo ao enfrentar o Peru, na próxima quinta-feira (09)
Síguenos enSíguenos en Google News

Comandante da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018, Tite está rumando para dirigir o Brasil em mais uma Copa, ao estar 100% nas atuais Eliminatórias, com 7 vitórias em sete jogos. O momento é tão bom que o que mais causa curiosidade no treinador não é nem quem ele escalará na próxima partida, mas sim qual é o seu nome e por que do seu apelido ser Tite. A história envolve, inclusive um campeão mundial.

O treinador da amarelinha se chama Adenor Leonardo Bachi, de ascendência italiano, ele é o filho do meio de Ivone Mazochi e Genor Bachi. Quando mais novo, Tite era chamado de Ade e foi na década de 1970 que ele ganhou o apelido que o acompanha até hoje, motivado por Luiz Felipe Scoalri, o Felipão. Na época, atuando pelo Caxias, no Rio Grande do Sul, o treinador viu o talento de Tite ainda na escola e conheceu a dupla Ade e Tite; no teste em que o atual treinador da Seleção Brasileira, Scolari confundiu os nomes e chamou Ade de Tite, então o nome acabou pegando e se tornou sua alcunha no restante da carreira.

Carreira como jogador e técnico

Já como Tite, ele iniciou sua carreira como jogador pelo Caxias, passou pelo Grêmio, seu clube do coração, passou por Portuguesa e Guarani, onde foi vice-campeão Brasileiro em 1986 e 1987, e vice-campeão paulista, em 1988. Quando teve 28 anos, Tite precisou se aposentar, apó uma grave lesão de ruptura total do ligamento do joelho, que o faz até hoje não ter os movimentos totais da perna, não podendo flexionar uma delas, por exemplo.

Porém, apesar de não ser mais jogador, ele continuou tendo o futebol como seu ganha pão e foi se graduar em Educação Física, e em 1991 treinou pela primeira vez o Guarany de Garibaldi, depois passou por Veranópolis, Ypiranga, Juventude, Caxias, Grêmio, São Caetano, Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras, Al Ain, Internacional, Al-Wahda, retornou ao Corinthians até chegar a Seleção Brasileira, em 2016.

Os feitos de Tite

Quando Tite conquistou a Copa América, em 2019, com a Seleção Brasileira, ele se tornou o primiero treinador da história da América do Sul a conquistar todos os torneio vigentes da Conmebol: fora a Copa América, ele venceu a Copa Libertdores (2012), a Recopa Sul-Americana, (2013) e a Copa Sul-Americana (2009).

Agora, o treinador tem o desafio de trazer o hexacampeonato mundial do Catar, possívelmente o maior desafio de sua carreira, mas com seus números sob comando da equipe, mostra que ele foi e segue sendo o nome ideal para buscar o título tão desejado pelos torcedores brasileiros.

Tópicos


Mais notícias