Série A

É esse o grande reencontro que a torcida do Corinthians vai ter contra a Portuguesa

Torcida do Corinthians tera grande reencontro contra a Portuguesa

Por Leandro Correira da Silva

O grande reencontro da torcida do Corinthians
O grande reencontro da torcida do Corinthians
Síguenos enSíguenos en Google News

Após cinco anos de ausência, o Corinthians está de volta ao Pacaembu. Neste sábado (17), às 18h30 (de Brasília), o Timão encara a Portuguesa, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista, em um confronto cercado por nostalgia, expectativa e polêmica. Apesar de ser um marco histórico para o clube, a festa do retorno ao estádio municipal foi ofuscada pelo alto preço dos ingressos, gerando revolta entre os torcedores alvinegros.

Divisão de torcidas e preços elevados

Diferente do que ocorre nos clássicos contra Palmeiras, São Paulo, Santos, Guarani e Ponte Preta, nos quais há a presença apenas da torcida mandante, o poder público de São Paulo permite a presença de duas torcidas nos jogos entre os grandes clubes do estado e a Portuguesa.

Com isso, mesmo atuando como visitante, o Corinthians terá direito a 23 mil ingressos, enquanto a Lusa contará com uma carga bem menor, de 2.800 bilhetes.

O que deveria ser um reencontro emocionante com um estádio que faz parte da história alvinegra, no entanto, acabou se tornando motivo de insatisfação para os torcedores. O motivo? Os altos preços dos ingressos cobrados para a partida. Os valores definidos foram de R$ 160 para as arquibancadas atrás dos gols e R$ 250 para o setor das cadeiras, o que gerou fortes críticas da Fiel.

A insatisfação com os preços mobilizou os torcedores, e a principal organizada do clube, Gaviões da Fiel, chegou a sugerir um boicote à partida. O presidente da organizada, Alexandre Domenico, se manifestou nas redes sociais, criticando os valores e alegando que a medida elitiza o futebol e explora a paixão dos corintianos pelo Pacaembu.

– Bora boicotar esse jogo no Pacaembu, Fiel Torcida? Aceitar esses valores é aceitar a elitização do futebol. Vão lucrar em cima do sentimento de corintiano na p... que o pariu – escreveu Domenico.

A mobilização contrária aos preços aparentemente teve efeito, pois até a tarde de sexta-feira, a parcial de ingressos vendidos indicava pouco mais de 10 mil bilhetes comercializados, um número considerado baixo para os padrões da Fiel Torcida.

Dentro de campo, o Corinthians já tem sua classificação garantida para o mata-mata do Paulistão, e, por isso, o técnico Ramón Díaz deverá escalar um time reserva para a partida, priorizando o jogo de ida da segunda fase da Copa Libertadores, na próxima quarta-feira (21), contra o Universidad Central, da Venezuela.

Enquanto o Timão encara o duelo sem grandes preocupações na tabela, a Portuguesa vive um momento decisivo na competição. O time briga ponto a ponto com Guarani, Santos e Red Bull Bragantino por uma vaga nas quartas de final do Paulistão, tornando o confronto ainda mais importante para a equipe mandante.

O Corinthians tem uma forte ligação histórica com o Pacaembu, tendo conquistado títulos memoráveis no estádio, como a Libertadores de 2012 e diversas decisões de Campeonato Paulista. Entretanto, com a reabertura do local sob nova gestão, as mudanças estruturais e comerciais podem impactar a relação do clube e de sua torcida com o estádio.

O alto valor dos ingressos e a possibilidade de um boicote da Fiel deixam no ar a dúvida sobre o real impacto desse retorno. O Pacaembu sempre foi um palco de grandes emoções para o Corinthians, mas, neste sábado, o reencontro pode ser marcado mais pela insatisfação fora das quatro linhas do que pela festa que o momento merecia.

Tópicos


Mais notícias