Série A

Dorival confiou nele como titular e ele foi a grande surpresa no título contra o Flamengo

Com gols de Yuri Alberto e Gabriel Paulista, Corinthians é campeão da Supercopa

Por Leandro Correira da Silva

Dorival Júnior conquistou a Copa do Brasil e Supercopa com o Corinthians (Foto: JHONY INACIO/Agencia Enquadrar/Gazeta Press)
Dorival Júnior conquistou a Copa do Brasil e Supercopa com o Corinthians (Foto: JHONY INACIO/Agencia Enquadrar/Gazeta Press)

O Corinthians iniciou a temporada de 2026 de forma impecável e com direito a título nacional. Jogando no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Timão superou o Flamengo por 2 a 0 na tarde deste domingo (1º) e sagrou-se campeão da Supercopa do Brasil. Os gols da vitória alvinegra foram marcados por Gabriel Paulista, ainda no primeiro tempo, e Yuri Alberto, já na etapa final, confirmando a superioridade corintiana ao longo do confronto.

Com o resultado, o Corinthians conquistou sua segunda taça da Supercopa do Brasil. Curiosamente, o primeiro título também havia sido levantado diante do Flamengo, em 1991, reforçando um histórico favorável do clube paulista contra o rival carioca na competição. Para o Rubro-Negro, a derrota representou mais um vice-campeonato no torneio, o quarto de sua história, repetindo os desfechos negativos de 1991, 2022 e 2023.

A partida teve como um de seus grandes destaques o zagueiro Gabriel Paulista, que viveu um dia especial em sua primeira grande decisão vestindo a camisa do Corinthians. Além de ter sido seguro no sistema defensivo, o defensor foi decisivo no ataque, marcando o gol que abriu o placar e trouxe mais controle emocional ao time durante o jogo. Sua atuação sólida ajudou a neutralizar as investidas ofensivas do Flamengo, que encontrou dificuldades para superar a organização defensiva alvinegra e o goleiro Hugo.

Como foi o gol de Gabriel Paulista?

O gol corintiano saiu aos 25 minutos do primeiro tempo, em uma jogada bem trabalhada pelo lado direito do ataque. Após uma cobrança de escanteio curto, Matheuzinho recebeu a bola e fez o levantamento da intermediária para a área. Gustavo Henrique apareceu bem posicionado e desviou de cabeça, deixando a bola na medida para Gabriel Paulista. O zagueiro não desperdiçou a oportunidade e finalizou de primeira, sem chances de defesa para o goleiro adversário, levando a torcida corintiana ao delírio nas arquibancadas.

A partir do gol, o Corinthians passou a administrar melhor a partida, mostrando maturidade e equilíbrio tático. O Flamengo até tentou reagir, mas esbarrou na forte marcação do meio-campo e na segurança da defesa adversária. No segundo tempo, o Timão voltou ainda mais organizado e aproveitou os espaços deixados pelo rival para ampliar o placar nos minutos finais.

Foi então que Yuri Alberto apareceu para definir o confronto. Em uma jogada de velocidade, o atacante aproveitou a oportunidade, venceu a marcação e balançou as redes, decretando o 2 a 0 e garantindo o título para o clube paulista. O gol selou uma atuação eficiente do Corinthians, que soube ser letal nos momentos decisivos da partida.

Nas redes sociais, a atuação de Gabriel Paulista repercutiu intensamente entre os torcedores. Muitos elogiaram a entrega e a identificação do zagueiro com o estilo de jogo do clube. “Que futebol o Gabriel Paulista jogou. Esse zagueiro é a cara do time”, escreveu um torcedor. Outra corintiana, emocionada, comentou em tom bem-humorado: “Estou chorando com o Gabriel Paulista, adotei o moço, já era”.

Quais são os próximos jogos do Corinthians?

Após a conquista da Supercopa, o Corinthians já volta suas atenções para a sequência da temporada. O próximo compromisso será nesta quinta-feira (5), às 20h30, contra o Capivariano-SP, na Neo Química Arena, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Logo depois, o Timão terá um clássico de peso diante do Palmeiras, no domingo (8), às 20h30, novamente em casa, em um duelo que promete fortes emoções.

Pelo Campeonato Brasileiro, a estreia do Corinthians está marcada para o dia 12, uma quinta-feira, às 20h, contra o Red Bull Bragantino, também na Neo Química Arena. Na rodada seguinte, o desafio será fora de casa, diante do Athletico Paranaense, no dia 18, às 19h30, na Arena da Baixada, em Curitiba. Embalado pelo título da Supercopa, o Timão inicia o ano confiante e com grandes expectativas para as competições que estão por vir.


Mais notícias