Série A

A dor de cabeça que o Corinthians tem que lidar envolvendo a sua base

Corinthians tem dor de cabeça envolvendo as suas categorias de base

Por Leandro Correira da Silva

O problema que o Corinthians na sua base (Foto: Corinthians)
O problema que o Corinthians na sua base (Foto: Corinthians)

Na manhã desta sexta-feira (8), o Corinthians emitiu um alerta importante aos jovens atletas e suas famílias sobre a existência de falsas peneiras realizadas em nome do clube.

O Timão reforçou que não cobra qualquer valor para avaliações oficiais e que qualquer tentativa de pagamento caracteriza crime de estelionato, que pode resultar em pena de um a cinco anos de reclusão, além de multa.

O comunicado foi divulgado pelo Centro de Excelência em Formação de Atletas do clube e enfatizou que a única peneira licenciada pelo Corinthians é a do Chute Inicial, projeto oficial de captação de talentos.

Além disso, o clube reforçou que todas as peneiras são anunciadas exclusivamente pelos canais oficiais: o site www.corinthians.com.br/futebol-peneiras e o Instagram @corinthiansnabase.

Fraudes envolvendo a base do Corinthians têm sido denunciadas

Nas últimas semanas, importantes nomes ligados às categorias de base do Corinthians, como Chicão (coordenador de transição), Batata (coordenador técnico) e Sandro Silva (coordenador de captação), já vinham alertando sobre as falsas peneiras.

Por meio de suas redes sociais, os profissionais do clube reforçaram que golpistas vêm se passando por representantes do Timão para cobrar taxas indevidas.

Muitos jovens sonham em vestir a camisa alvinegra, e criminosos tentam se aproveitar desse desejo para aplicar fraudes. Por isso, o Corinthians reforça que os interessados devem se atentar às informações oficiais e nunca efetuar pagamentos para participar de avaliações.

Outro ponto ressaltado pelo clube é que, além de não haver qualquer cobrança financeira – nem mesmo em forma de doações de alimentos –, não há peneiras abertas no momento. A última seleção de jogadores ocorreu entre os dias 17 e 20 de fevereiro deste ano.

Os interessados em participar das futuras avaliações devem ficar atentos às datas e regras que serão publicadas nos canais oficiais do Corinthians. Para participar, os jovens precisam apenas levar um documento de identificação oficial ou certidão de nascimento.

Em sua publicação oficial, o Corinthians reiterou que não aprova nem se responsabiliza por qualquer peneira que exija pagamento e reforçou que qualquer oferta de vaga mediante pagamento deve ser considerada fraude. Além disso, o clube orientou os torcedores e atletas a não realizarem nenhum pagamento a terceiros e a denunciarem possíveis tentativas de golpe.

A única exceção mencionada no comunicado é o Chute Inicial, que trata-se de uma rede de escolas licenciadas e reconhecidas pelo clube.

Para evitar cair em golpes, o Corinthians recomenda:

✔️ Conferir as informações no site oficial e redes sociais do clube;

✔️ Não realizar pagamentos a intermediários ou terceiros;

✔️ Desconfiar de promessas de aprovação garantida em peneiras;

✔️ Em caso de suspeita, denunciar imediatamente às autoridades.

A base do Corinthians tem um histórico de revelar grandes talentos para o futebol brasileiro e mundial. O clube mantém um rigoroso processo de seleção, sempre de forma gratuita e transparente. Com esse alerta, o Timão busca proteger os jovens atletas e reforçar seu compromisso com um recrutamento justo e legítimo.

Fique atento e não caia em golpes! Para mais informações, acesse os canais oficiais do Corinthians e acompanhe as atualizações sobre as próximas peneiras.

Tópicos


Mais notícias