Série A

Símbolo do Palmeiras: o que significam as estrelas e linhas do escudo?

Clube tem escudo com características que fazem alusão à sua própria história 

Por Wesley Alencar

Clube tem escudo com características que fazem alusão à sua própria história 
Clube tem escudo com características que fazem alusão à sua própria história 
Síguenos enSíguenos en Google News

Um dos clubes mais tradicionais do Brasil, dono de duas Copas Libertadores (1999 e 2020-21), 4 Copas do Brasil (1998, 2012, 2015 e 2020) e dez campeonatos brasileiros, com o mais recente em 2018, o Palmeiras tem características bem peculiares em seu escudo, mas o motivo nem sempre é de conhecimento da grande maioria. Por exemplo, você sabe o que significam as estrelas dentro do emblema ou as linhas? 

Utilizando o mesmo escudo, com pequenas alterações, desde 1959, o escudo do Palmeiras é desenhado por duas circunferências e dentro delas vem o nome do clube junto de oito estrelas, disposta em quatro de cada lado da circunferência menor em que está a letra “P”. 

As estrelas fazem alusão ao mês que o clube faz aniversário – agosto, representado pelo número 8 na contagem dos meses do ano. Na circunferência menor, junto da letra “P”, estão 26 linhas verdes, que representam o dia de fundação da Sociedade Esportiva Palmeiras.

 

Recentemente, em 2017, o clube passou a colocar uma estrela vermelha sobre o tradicional escudo, que é uma referência à conquista da Copa Rio de 1951 – considerado título mundial pelo clube e reivindicado junto à FIFA desde 2001, no entanto não reconhecido oficialmente pela entidade. 

Recorrentemente, o Palmeiras ainda usa outros tipos de escudos em seus terceiros uniformes ou de treinos, como o “PI” que fazem alusão ao antigo nome do clube, o Palestra Itália, ou então a Cruz de Savóia estampada, símbolo da Casa Real Italiana, primeiro escudo utilizado pela equipe, aliás, em 1916. Outo muito comum é o escudo circular com a letra “P” dentro dele, que faz referência ao escudo utilizado após a mudança de nome, em 1942.

 

Tópicos


Mais notícias