Palmeiras: Verdão ganha motivação extra da FIFA após entidade entregar o primeiro Mundial de Clubes do Verdão
FIFA se posicionou sobre a Copa Rio de 1951
O Palmeiras está no Mundial de Clubes 2020 no Catar após vencer a Copa Libertadores da América há uma semana e busca o título mundial. O jogo contra o Tigres, do México, às 15h (horário de Brasília), no Estádio Cidade da Educação, válido pela semifinal do torneio definirá o primeiro finalista que enfrentará Bayern de Munique, da Alemanha ou Al-Ahly, do Egito, na grande final.
E a relação Palmeiras e Mundial de Clubes no Brasil rende muito orgulho dos palmeirense e motivos para diversas piadas dos rivais pelo legítimo título, mas a controversa forma de colocar a Copa Rio de 1951 como o primeiro mundial. A FIFA, entidade máxima do futebol, não ficou em cima do muro e publicou uma matéria em seu site com as grandes conquistas do Verdão, bem como o Mundial de Clubes.
Segundo a FIFA, o campeonato é sim o primeiro “mundial” a ser realizado pelos times que participaram na época, idealizado por grandes nomes como Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous e aconteceu um ano após a Copa do Mundo de 1950, sediada no Brasil. Participaram da Copa Rio os campeões europeus da Áustria, França, Itália, Iugoslávia e Portugal, mais os campeões estaduais de Rio de Janeiro e São Paulo.
Bi mundial ou não, o Palmeiras busca o primeiro pela FIFA
Independentemente das discussões, fato é que o Palmeiras disputa seu primeiro Mundial de Clubes sob chancela da FIFA, já que dá primeira vez que participou via Copa Libertadores da América perdeu para o Manchester United em 1999 na final da Copa Intercontinental.