Série A

Os 10 anos de Paolo Guerrero no Brasil: o peruano que conquistou as duas maiores torcidas do país

Maior ídolo do esporte peruano conquistou o coração das duas maiores torcidas do país

Por Romario Paz

Maior ídolo do esporte peruano conquistou o coração das duas maiores torcidas do país
Maior ídolo do esporte peruano conquistou o coração das duas maiores torcidas do país
Síguenos enSíguenos en Google News

Paolo Guerrero está no Brasil desde 2012, quando trocou o Hamburgo, da Alemanha, pelo Corinthians. No Timão, fez história. Autor do gol que deu o título mundial ao alvinegro paulista no Japão, ainda ganhou o Campeonato Paulista e a Recopa Sul-Americana em 2013. Em 2015, trocou Itaquera pela Gávea ao assinar com o Flamengo. No Rio de Janeiro, não conseguiu repetir o sucesso que teve em São Paulo e ganhou apenas um Campeonato Carioca em 2017. Ainda assim, a torcida rubro-negra o venera por seus gols.

Em 2018, disputou a Copa do Mundo com a Seleção do Peru, e deixou a sua marca no torneio. Embora os Incas tivessem sido eliminados na primeira fase, essa foi a primeira participação do Peru em Copas depois de 36 anos, sendo que a última havia sido em 1982, na Espanha. A suspensão por doping (constatado após um jogo das Eliminatórias) foi devidamente cumprida, e o centroavante assinou contrato com o Internacional. No Rio Grande, não conquistou títulos, sendo apenas vice-campeão da Copa do Brasil em 2019.

Mais notícias de peruanos:

De ganhar milhões de euros por vender Neymar aos milhões que o Santos perde por Christian Cueva

Paolo Guerrero no Peru fez o que queria, o que o peruano tem que fazer para ser titular no Avaí

A sua idolatria no Peru aumentou ainda mais com a Copa América de 2019, realizada no Brasil. Comandada por Ricardo Gareca, a seleção alvirrubra chegou na final do torneio pela primeira vez em mais de 40 anos. Acabou superada pelos donos da casa, comandados por Tite. E como não poderia deixar de ser, "El Depredador" deixou sua marca na decisão realizada no Maracanã, após uma cobrança de pênalti. No palco onde fez vários gols pelo Flamengo, repetiu a dose e foi aplaudido por sua antiga torcida.

Agora no Avaí, Guerrero busca firmar de uma vez por todas o seu nome como um dos melhores jogadores estrangeiros a passarem no futebol brasileiro. E para a tristeza da torcida do Alianza Lima, seu clube do coração e onde começou a carreira, é bem improvável que o camisa 9 encerre a carreira fora do país onde brilha há uma década.


Mais notícias