Série A

Governo do RJ lança edital do Maracanã, pivô da briga entre dupla FlaFlu e Vasco

Maracanã é pivô da briga entre os grandes do Rio

Por Jorge Dias

Maracanã é pivô da briga entre os grandes do Rio
Maracanã é pivô da briga entre os grandes do Rio
Síguenos enSíguenos en Google News

O governo do Estado do Rio de Janeiro, proprietária do Complexo esportivo do Maracanã (Estádio e ginásio), divulgou na noite de quarta-feira o edital para a licitação do estádio que dará ao vencedor a administratação da área esportiva pelos próximos 20 anos. A licitação ocorrerá em 27 de outubro e tem mexido de forma bem contundente com as relações entre Flamengo, Fluminense e Vasco.

O edital ainda não está disponível para o público, apenas para as partes envolvidas, e nela constam o grupo dos clubes. Atualmente, o Maracanã tem sido administrado de forma precária pelo Consórcio FlaFlu criado especialmente para esse fim, em 2019, ainda no governo Witzel, para dar tempo ao Estado na elaboração de um edital de licitação.

Mais notícias do Futebol brasileiro

Jogou na Inglaterra, ganhou a Liga Europa; A super estrela que o Flamengo quer sim ou sim

O clube brasileiro que entrou em briga com o Santos pela contratação do equatoriano Felipe Caicedo

O desejo do cruzmaltino, que atualmente vive na Segunda divisão, em mandar jogos no estádio tem provocado um rebuliço no futebol carioca. Novamente, o Vasco obteve uma vitória contra o consórcio na Justiça para mandar seu duelo contra a Chapecoense, no domingo, no estádio, após a negativa da dupla FlaFlu para o confronto.

O edital tem tido regras muito controversas já conhecidas pela imprensa, como a obrigatoriedade de pelo menos 70 jogos da(s) equipe(s) vencedora(s) da licitação, além disso, pelo menos 12 eventos entre olímpicos ou não devem ser realizados no Maracanãzinho, ginásio esportivo que fica ao lado do estádio palco das finais dos mundiais de 1950 e 2014.

Exigências favoráveis ao Flamengo

Na avaliação de alguns especialistas outras exigências do edital foram desenvolvidas afim de priorizar a vitória do Flamengo na licitação, portanto da dupla FlaFlu. A experiência em três anos como administradora de estádios e a capacidade de manter uma média de 30 mil espectadores. O Flamengo administra estádios desde 2017, quando jogou seus jogos na Ilha do Urubu, estádio provisório da Portuguesa do Rio e a média do Fla no Maracanã é de 45 mil espectadores por jogo.


Mais notícias