Série A

Paralisa a Argentina, a decisão da FIFA que surpreendeu Boca Juniors e River Plate

Clubes argentinos recebem notícia impactante da FIFA

Por Romario Paz

Clubes argentinos recebem notícia impactante da FIFA
Clubes argentinos recebem notícia impactante da FIFA
Síguenos enSíguenos en Google News

Historicamente, a FIFA sempre procurou beneficiar os clubes europeus durante a disposição para montar o seu Mundial Interclubes. O torneio tem um valor muito maior para os sul-americanos e de outros continentes do que propriamente para os vencedores da Champions League. Sabidamente, os clubes da Europa tratam o torneio como um ‘amistoso obrigatório'.

Entretanto, nessa semana foi revelado os clubes que estão garantidos na realização da primeira Copa do Mundo de clubes da história, que será realizada em 2025. Surpreendendo a todos as expectativas, apenas clubes brasileiros estão garantidos nas vagas da América do Sul. Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os últimos campeões da Libertadores, já tem suas vagas garantidas.

Essa é uma situação inédita. Sem tocar na taça da Libertadores desde 2018, a Argentina não tem representantes nessa Copa do Mundo de clubes. Nem mesmo o Boca Juniors e o River Plate conseguiram garantir essa honra. Ainda restam cerca de 3 vagas para a Conmebol, uma delas já reservada ao vencedor da edição de 2024 da Libertadores.

Ainda não foram definidos os critérios para as últimas classificações, mas segundo o ‘Globoesporte’, a Conmebol deverá definir através do ranking da entidade, ainda assim, a presença de brasileiros é muito maior que de qualquer outro país. A partir de 2025, os 4 vencedores da Libertadores até a data do próximo mundial + 2 melhores do ranking geral garantirão presença no chamado SuperMundial.

Copa Intercontinental

A FIFA anunciou neste domingo que o atual Mundial Interclubes mudará para um formato similar a antiga Copa Intercontinental. Esse torneio seguirá acontecendo anualmente, e reunirá os principais campeões continentais. Entretanto, enquanto os times da UEFA jogarão apenas a final (já terão vaga garantida), os times de outros continentes precisarão jogar uma primeira fase, seguida das semifinais e por fim, a final. 


Mais notícias