Série A

Flamengo, Palmeiras ou Corinthians: qual time gastou mais dinheiro com reforços e transferências

Clubes se movimentaram bastante durante a janela de transferências do mês de agosto

Por Wesley Alencar

Clubes se movimentaram bastante durante a janela de transferências do mês de agosto
Clubes se movimentaram bastante durante a janela de transferências do mês de agosto
Síguenos enSíguenos en Google News

O periodo de transferências é sempre um momento muito agitado para os clubes de todo o mundo e isso sempre causa curiosidade nos torcedores para saber quais são os times que mais gastam e todo o planeta. No Brasil, não é diferente e dentre os que mais fizeram investimentos foram apontados aqueles que mais gastaram, os que conseguiram equilibrar as contas e afins.

Segundo um relatório divulgado pela FIFA, levantado pela Transfer Matching System, a TMS, em que apontam quais foram os clube que mais fizeram contratações no período entre 2011 e 2020, publicados na última segunda-feira (30), o Flamengo foi o clube que mais investiu, não só no Brasil, como em toda a América do Sul. O levantamento, porém, não aponta as cifras gastadas pelos clubes.

Os clubes que mais gastaram 

Segundo a TMS, o clube que mai investiu em compra de jogadores o mundo inteiro foi o Manchester City, da Inglaterra, seguido por Chelsea, Barcelona e Paris Saint-Germain. A maior contratação do período segue sendo a de Neymar, quando deixou a Catalunha para jogar em Paris, por 222 milhões de euros, em 2017.

Como supracitado, o Flamengo lidera na América do Sul, mas é seguido por Atlético-MG e Boca Juniors, da Argentina. A lista apresentou também quais são as equipes que mais gastaram em cada continente, por exemplo, na Ásia quem mais gastou foi o Guangzhou Evergrande, da China; enquanto na África, foi o Pyramids, do Egito; e na América do Norte aparece o Tigres, do México, liderando os gastos com reforços.

Balanço postivo

Além de mostrar quais foram os clubes que mais gastaram, a lista apresentou também quais fora os clubes que conseguiram equilibrar as contas no período, vendendo bem seus jogadores e mais uma vez o Flamengo aparece no levantamento, estando na 21ª posição, com 87 negociações de saídas e 54 contratações. O clube rubro-negro ficou atrás do São Paulo, melhor brasileiro ranqueado, na 7ª colocação, e o Santos, na 20ª. Quem lidera essa parte do levantamento são respectivamente, Sporting, Benfica e Porto, todos de Portugal.

Quando se fala em jogadores, a mão de obra do esporte, o Brasil segue sendo o país que mais exporta jogadores no mundo, com mais de 15 mil tranferências no período (15.128, para ser mais exato). A Argentina é o segundo, com 7.444 transações e o Reino Unido é terceiro, com 5.523 tranferêncas. Foi estimado que nas transações de jogadores brasileiros foi movientado cerca de 7 bilhões de doláres.

Ainda teve exposição de qual é a liga/campeonato que mais gastou ocm a contratação de jogadores e a vencedora disparada foi a Premier League, com mais de 12 bilhões de doláres gastos, muito acima que que La Liga, e Série A Italiana que ficaram na casa dos 6,7 e 5,6 bilhoes de doláres, respectivamente.


Mais notícias