Série A

Nesta terça-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou a rescisão do contrato com os Estúdios Flow

Apresentador Monark defendeu a criação de um partido nazista no Brasil e FERJ decidiu encerrar o vínculo das transmissões do Cariocão

Por Tomas Porto

Apresentador Monark defendeu a criação de um partido nazista no Brasil e FERJ decidiu encerrar o vínculo das transmissões do Cariocão
Apresentador Monark defendeu a criação de um partido nazista no Brasil e FERJ decidiu encerrar o vínculo das transmissões do Cariocão
Síguenos enSíguenos en Google News

Nesta terça-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou a rescisão do contrato com os Estúdios Flow. A empresa, que produz o Flow Sport Club e outros podcasts, estava transmitindo algumas partidas do Campeonato Carioca 2022. O grupo teve o vínculo rompido após Monark, apresentador e criador da iniciativa, defender a criação de um partido nazista em episódio que foi ao ar na última segunda-feira. 

Mais notícias do futebol carioca:

Presidente do Fluminense questiona acusações de racismo de Gabigol

Sem contrato e sem entrevistados

No episódio divulgado pelo Flow Podcast na última segunda-feira, Monark entrevistava os deputados Kim Kataguiri e Tabata Amaral quando defendeu a legalização de um partido nazista. Após o ocorrido, o Campeonato Carioca encerrou o contrato com o grupo. Nesta terça, a FERJ publicou uma nota no Twitter.

"A @FFERJ, defensora da igualdade, do respeito e contrária a qualquer tipo de preconceito, anuncia o rompimento do contrato com o Estúdios Flow, responsável pelo podcast Flow Sport Club que transmitia jogos do Campeonato Carioca de 2022, por apologia ao nazismo, regime cujos crimes contra a humanidade até os dias de hoje causam horror a qualquer um que preze pela vida."

Além disso, o Flow chegou a perder patrocínios e alguns convidados já cancelaram suas entrevistas. A Puma, que já fez ações comerciais pontuais com o canal Flow, emitiu nota oficial se desvinculando do canal.

- Discordamos e repudiamos veementemente as declarações e ideias expressas durante o último Flow Podcast, transmitido nesta segunda-feira (7). Elucidamos ainda que não somos patrocinadores do podcast, tendo feito no passado somente uma ação pontual e isolada. Já havíamos pedido para nosso logo ser retirado como patrocinadores e reforçamos isso novamente.

Benjamin Back foi outro a se manifestar e pediu para que a produtora retire o seu episódio do canal. O jornalista publicou o pedido em uma rede social. 

- Se eu soubesse que vocês apoiam o nazismo, jamais teria participado desse podcast! Inclusive, gostaria que o meu episódio fosse retirado do ar, pois não compactuo com esse tipo de pensamento! Triste de saber que vocês pensam assim, tolerar e apoiar o nazismo é inadmissível!

Zico, Tico Santa Cruz, MV Bill e muitos outros cancelaram futuras participações ou pediram para retirar suas participações anteriores. 

Ao assinar com o Flow para transmissão do Carioca, a estratégia da Ferj e da Sportsview era a de levar a competição para canais da internet com grande alcance, diversificando a distribuição. A competição ainda é exibida em canais do Casimiro, do Gaulês e na Ronaldo TV, todos na Twitch. 

Entenda o caso

A declaração de Monark ocorreu em podcast no qual a entrevistada é a deputada federal Tabata Amaral, que rebate o apresentador. O deputado federal Kim Kataguiri, líder do MBL, chega a concordar com um trecho da fala de Monark. Em outro momento, Kataguiri diz que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo.

No vídeo, que circula nas redes sociais, Monark diz:

- Eu acho que o nazista, tinha de ter o partido nazista reconhecido pela lei. As pessoas não têm o direito de serem idiotas?

Depois de ouvir da deputada Tabata Amaral que a existência de um Partido Nazista colocaria em risco a existência dos judeus, Monark comentou.

- Dentro da expressão, eu acho que a gente tem de liberar tudo. Se o cara quiser ser um antijudeu, eu acho que ele tinha direito de ser.

Monark se manifestou na tarde desta terça-feira após a repercussão negativa das declarações. Disse que estava sob efeito de álcool, pediu desculpas, compreensão, afirmou ter sido "insensível" e convidou membros da comunidade judaica para conversar e "explicar mais sobre toda a história".

Mais notícias do futebol carioca:

Não é Léo Ortiz! O zagueiro do Bragantino que está de saída para o Flamengo

 

 

 


Mais notícias