Série A

FIFA fará anúncio, CBF entra em pânico, e clubes aguardam a terrível notícia

Especialistas entretanto, ponderam que eventual punição pode ser minimizada

Por Romario Paz

Especialistas entretanto, ponderam que eventual punição pode ser minimizada
Especialistas entretanto, ponderam que eventual punição pode ser minimizada
Síguenos enSíguenos en Google News

A Fifa e a Conmebol expressaram à CBF, na noite desta quinta-feira, o interesse em monitorar de perto o processo pelo qual a entidade está passando. Após a destituição do presidente Ednaldo Rodrigues pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, as organizações internacionais solicitam que nenhuma eleição seja convocada até que uma delegação visite o Brasil em janeiro para examinar a situação.

A carta assinada por dirigentes das duas entidades ressalta que, conforme o artigo 64 da CBF, em caso de vacância na presidência, o diretor mais velho é a única pessoa autorizada a assumir como presidente interino. Hélio Santos Menezes, atual diretor mais velho, deve assinar todas as comunicações com a Fifa e a Conmebol.

A carta destaca que qualquer outra autoridade além do citado no artigo 64 não será oficialmente reconhecida pela Fifa e pela Conmebol. Além disso, menciona que se houver constatação de interferência indevida na CBF, podem ser aplicadas "sanções relevantes".

Especialistas e dirigentes indicam que não há risco iminente de punição esportiva ao futebol brasileiro, citando o caso da Argentina, que passou por um "Comitê de Normalização" para reformar estatutos e convocar novas eleições entre 2016 e 2017.


Mais notícias