Série A

Cuca supera fama de pé-frio para se tornar o técnico mais vitorioso do Atletico

Treinador alcançou a redenção pelo Galo

Por Miguel Jabur de Souza e Silva

Treinador alcançou a redenção pelo Galo
Treinador alcançou a redenção pelo Galo
Síguenos enSíguenos en Google News

Ex-jogador de Grêmio e Palmeiras, Cuca fez seu primeiro trabalho como técnico em 1998, quando assumiu o Uberlândia. Desde então, o antigo atacante acumulou uma série de boas campanhas em equipes dos quatro cantos do país, mas demorou a conquistar títulos, o que lhe conferiu a fama de "pé-frio".

Essa pecha perseguiu o treinador durante anos. Tanto que seu primeiro troféu na função veio apenas em 2009, com a conquista do Campeonato Carioca pelo Flamengo, após mais de 10 anos de espera.

Cuca entrou no radar dos grandes em 2003, após livrar o Goiás do rebaixamento. O time terminou o primeiro turno do Brasileirão daquele ano na lanterna, mas protagonizou grande reação sob o comando do técnico na segunda fase da competição, com uma série de vitórias que culminou em uma vaga para a Copa Sul-Americana, com a nona colocação da tabela.

Depois disso, Cuca foi para o São Paulo em 2004 e montou a base do time campeão da Libertadores em 2005, com a contratação de vários destaques do Goiás, como Grafite, Josué, Danilo e Fabão

Em 2006, fez sucesso pelo Botafogo, onde ficou 2 anos, mas também não conquistou títulos. O time alvinegro ficou marcado por algumas eliminações dramáticas na Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, em 2007,  além de 2 vice-campeonatos do Campeonato Carioca.

Cuca enfim conquistaria seu primeiro título em 2009, justamente com o maior rival do Botafogo, o Flamengo, durante a disputa do Campeonato Carioca. Mas ainda tinha fama de pé-frio, porque só conquistava Estaduais. Em 2011, pelo Cruzeiro, a história se repetiu. O time foi campeão mineiro, e brigou pelo título brasileiro até a última rodada, mas novamente deixou escapar a taça.

Redenção no Galo

Foi no Atlético-MG que tudo realmente começou a mudar para o treinador. Afinal, o clube mineiro vivia uma situação muito parecida à de Cuca: montava belaas equipes, protagonizava grandes campanhas, mas sempre deixava o título escapar no final. O Galo já acumulava um tabu de mais de 40 anos sem títulos importantes, mas a campanha na Libertadores viria a ser épica, com viradas impressionantes durante o torneio. O Atlético acabou campeão nos pênaltis, contra o Olímpia, para lavar a alma do treinador e do torcedor atleticano.

Após passagem pelo futebol chinês, Cuca também quebrou um tabu com o Palmeiras, que conquistou seu primeiro título brasileiro desde 1994 sob o comando do técnico em 2016.

Mas Cuca parece ser predestinado a mudar a história do Atlético. 8 anos depois da conquista da Libertadores, o técnico novamente lideraria o time rumo a outro título histórico: o primeiro Campeonato Brasileiro em 50 anos. O jejum pairava desde 1971. O time ainda está na final da Copa do Brasil e pode conquistar a Tríplice Coroa.

A concorrência é brava, mas as conquistas colocam Cuca no patamar de maior treinador da história do Atlético, segundo a opinião da maioria dos torcedores. 

 

Tópicos


Mais notícias