A exigência fora do comum que Alexandre Pato faria para voltar ao São Paulo pela terceira vez
Atacante está há cinco meses sem jogar
Em 2020 Alexandre Pato fez 13 partidas, todas pelo São Paulo, e marcou quatro gols, três no Campeonato Paulista e um na Copa Libertadores da América. Porém, no dia 29 de julho fez seu último jogo contra o Mirassol pelas quartas de final do Paulistão e que acabou com a eliminação do Tricolor do estadual após derrota por 3 a 2 em pleno Morumbi.
Oficialmente o jogador está sem vínculo com nenhum time desde o dia 21 de agosto e desde então mantém a forma por conta própria para assumir o novo compromisso em 2021 com algum clube que quiser contar com o seu futebol. Muito foi especulado se o atacante de 31 anos voltaria ao futebol europeu, ou se aceitaria alguma proposta de mercados alternativos e milionários como o Oriente Médio e a China, além do emergente futebol norte-americano. No Brasil apenas Internacional e Palmeiras chegaram a demonstrar interesse em sua contratação.
Mas voltar para o mesmo São Paulo pela terceira vez não seria algo tão incomum de acontecer no futuro, já que mesmo com a imagem riscada de sua última passagem, ainda restam os amantes de seu futebol entre 2014 e 2015. Mas para isso acontecer o salário precisar ser, no mínimo, de R$ 650 mil mensais e um contrato de mais três anos, considerado de alto risco. Até valores imóveis como casas e apartamentos estariam nas condições impostas para voltar a ser feliz no Tricolor.