Série A

Se o Palmeiras tem mundial de 1951, o incrível título internacional do Corinthians da década de 50

Verdão e Timão possuem títulos na década de 50 que está dando o que falar atualmente

Por Tomas Porto

Palmeiras e Corinthians
Palmeiras e Corinthians
Síguenos enSíguenos en Google News

Em evento realizado no Palazzo Verde na cidade de São Paulo, o Palmeiras recebeu na última sexta-feira (1º) o documento da Fifa que, em 2014, o reconheceu como primeiro campeão mundial. A principal entidade internacional indicou o título da Copa Rio conquistado em 1951 como a primeira versão do tradicional torneio de clubes.

A grande questão é que, embora tenha tomado tal decisão em 2014, em uma reunião oficial, a Fifa nunca tratou a Copa Rio de 1951 como um Mundial. A entidade considera o torneio sob sua organização (em 2000 e depois a partir de 2005) e entende a antiga Copa Intercontinental, em jogo único entre campeão europeu e sul-americano, como precursora do formato.

Lembrando que, para os torcedores do Palmeiras, trata-se de uma questão menor, o clube é campeão do mundo, sim. Para os rivais, a leitura é diferente, em uma discussão que nunca terá fim — exceto se a Fifa decida por um ponto final definitivo.

Por outro lado, o maior rival do Palmeiras, o Corinthians, também tem um título internacional conquistado na década de 50. Trata-se da Pequena Taça do Mundo, competição de caráter amistoso.

Ao todo, o Corinthians realizou seis jogos no torneio: contra o Bracelona, Roma-ITA e a Seleção de Caracas-VEN duas vezes cada, e venceu todos eles. Foram 12 gols marcados e apenas quatro sofridos durante a vitoriosa campanha. Naquele ano, o Timão ainda conquistou o torneio Rio-São Paulo — o segundo dos seus cinco.

Palmeiras classificado e Corinthians eliminado

Alvos sobre conquistas internacionais na década de 50, Palmeiras e Corinthians vivem situações bem distintas no começo de 2024. O Verdão está garantido nas quartas de final do Paulistão, estando a um empate da liderança geral da primeira fase. Por outro lado, o Corinthians foi eliminado precocemente do torneio estadual, competição no qual não vence desde 2019.


Mais notícias