Série A

A linda homenagem do Flamengo a Ziraldo que emocionou a todos

Renomado cartunista brasileiro nos deixou neste último sábado e recebeu homenagens do Rubro-Negro

Por Romario Paz

Ziraldo com a camisa do Flamengo e o escudo do Flamengo
Ziraldo com a camisa do Flamengo e o escudo do Flamengo
Síguenos enSíguenos en Google News

Morreu neste último sábado (6), aos 91 anos, Ziraldo, criador do Menino Maluquinho (1980), autor do clássico Flicts (1969) e de centenas de outras histórias e personagens que povoam o imaginário infantil há gerações. Portanto, Ziraldo morreu em sua casa, um apartamento na zona sul do Rio de Janeiro, de acordo com canal Globonews, que cita informações de sua família.

Em 1987, Ziraldo foi contratado para desenhar os mascotes dos clubes brasileiros que disputaram a Copa União daquele ano. O cartunista era torcedor assumido do Flamengo. Sendo assim, o Mais Querido divulgou nota oficial lamentando a morte do ilustre flamenguista.

Vale destacar que Ziraldo citou o Flamengo em suas obras, como em ‘O Mais Querido do Brasil em quadrinhos’. Salientando que a divulgação ocorreu na Gávea, sede do clube. Por fim, o ex-profissional desenhou o escudo do Mengo no ano do centenário e criou obras retratando momentos históricos do clube rubro-nego.

VEJA A NOTA OFICIAL DO FLAMENGO

“O Brasil está de luto. Um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, Ziraldo nos deixou neste sábado, 6 de abril, com 91 anos. Criador de personagens inesquecíveis, marcou gerações, cativando a imaginação de milhões de brasileiros. Notório rubro-negro, Ziraldo nos deu o privilégio de traçar nossa história. Em 2012, foi dele a ilustração que representou o centenário do futebol do Flamengo. Ele se intitulava “o rubro-negro mais antigo em atividade”.

CBF também se pronuncia sobre falecimento de Ziraldo

A CBF também lamentou profundamente a morte de um dos maiores cartunistas da história brasileira.

"Lamento a morte do Ziraldo, um artista completo. Seus livros e personagens marcaram a vida de gerações de brasileiros. Envio minhas condolências aos familiares e aos fãs desse grande brasileiro", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

“O futebol perde um grande apaixonado. Ele também retratou com muita beleza a alegria do futebol”, acrescentou.


Mais notícias