Qatar 2022

Presidente da FIFA pede aos clubes que apoiem Pelé

Declaração de Gianni Infantino surpreendeu aos atuais campeões do mundo

Por Romario Paz

Declaração de Gianni Infantino surpreendeu aos atuais campeões do mundo
Declaração de Gianni Infantino surpreendeu aos atuais campeões do mundo

O clima é de consternação ao redor do mundo. Na rodada dos campeonatos nacionais da Europa, um minuto de silêncio, salva de palmas, gritos em homenagem a Pelé. O Rei do Futebol, falecido na última quinta-feira (29), ainda inspira muita gente ao redor do planeta. Tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, o atleta do século foi também campeão do mundo pelo Santos, em 1962 e 1963, sendo o grande destaque em ambas as conquistas do Peixe.

Com a sua morte, apenas dois membros do quinteto mágico dos anos 60 do alvinegro praiano ainda estão vivos: Pepe Mengálvio. O primeiro, inclusive, foi campeão mundial em 1958 ao lado do Rei do Futebol. E o presidente do Peixe, Andrés Rueda, ouviu um pedido da família de Pelé para que aposentasse a histórica camisa 10 do clube. Inclusive, chegou a falar que o clube sequer jogaria com o número a partir de janeiro. Depois de ter visto um video do prórpio ex-jogador sendo contra a atitude, o mandatário voltou atrás.

Mais notícias da Copa do Mundo:

Provável técnico da Seleção Brasileira já criou polêmica com Lionel Messi após Mundial

Após ser expulso no PSG, o novo golpe baixo que Mbappé prepara para Neymar

Pela manhã, no começo do velório, o presidente da FIFAGianni Infantino, esteve na cerimônia fúnebre e deu uma entrevista, na qual falou que todos os times do mundo e países que são ligados à entidade dessem o nome do Rei do Futebol a pelo menos um estádio em cada país. Logicamente que na Argentina, país de Diego Maradona, a declaração não pegou tão bem. Torcedores da albiceleste foram contra a declaração do presidente.

O adeus ao rei

A cerimônia começou às 10h (de Brasília) desta segunda-feira (2) e vai até o mesmo horário de amanhã (3). Depois disso, o corpo do Rei do Futebol sairá em cortejo pelas ruas de Santos, passando até o canal 6, bairro onde mora Dona Celeste, a mãe de Pelé, que tem 100 anos de idade e também sofre de problemas de saúde. No fim do dia, o corpo será sepultado em um cemitério vertical, que fica a alguns minutos de distância da Vila Belmiro. O presidente Lula comparecerá amanhã pela manhã.


Mais notícias