Qatar 2022

FIFA encerra caso de suposta inscrição irregular de jogador da seleção equatoriana

Comitê Disciplinar da FIFA decidiu arquivar ação movida pela Federação Chilena de Futebol contra o Equador

Por Romario Paz

10/06/2022, 03:25 PM

Comitê Disciplinar da FIFA decidiu arquivar ação movida pela Federação Chilena de Futebol contra o Equador

O Comitê Disciplinar da FIFA decidiu nesta sexta-feira (10) arquivar o processo envolvendo o jogador Bryan Castillo da Seleção Equatoriana de Futebol que, supostamente, teria sido inscrito de maneira irregular nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo no Catar. A Ação foi movida pela seleção do Chile e que, caso viesse a ter uma vitória no Comitê, desclassificaria o Equador da competição.

Mais notícias do Chile:

Estilo badboy de Gabigol poderá fazer Vidal conhecer a noite carioca

Segundo a argumentação apresentada pelos chilenos, Bryan entregou uma falsa declaração de nacionalidade a CONMEBOL em que mostrava que o lateral-direito nasceu no Equador em 1998, alterando sua verdadeira nacionalidade: colombiana e seu nascimento em 1995. O Chile então moveu a ação na FIFA pedindo a perda de pontos para essa infração prevista no regulamento geral de competições.

No comunicado, a FIFA garante que foi realizada uma enorme pesquisa de antecedentes sobre a vida do atleta e que não encontrou indícios de que Bryan Castillo tenha cometido alguma infração grave que justifique a ação chilena ou desqualifique o Equador para o Mundial. Com isso, a entidade máxima do futebol mundial decidiu dar por encerrado o caso.

Ainda que arquivado o processo, o imbróglio não parece ter sido resolvido. O Chile anunciou que depois de ser notificado, recorrerá ao TAS, Tribunal Arbitral do Esporte, a última instância da Justiça Desportiva Mundial para tentar reaver uma punição ao Equador. Apenas se o TAS der um parecer favorável a apelação chilena a FIFA reabrirá o caso.

Ação é vista como ‘chilique’ pela CONMEBOL

Fontes internas da Conmebol afirmam que toda a insistência chilena no caso Bryan Castillo é um grande ‘chilique’ para justificar o fracasso do país em se classificar para a Copa do Mundo no Catar. Segundo essa fonte, que tem um nome forte na confederação sul-americana de futebol, o Chile “sabendo que não iria se classificar, tentou prejudicar um rival menos influente” mas sem sucesso.

Mais notícias das eliminatórias:

País de Gales vence Ucrânia e volta a Copa do Mundo 68 anos depois; veja quem são os adversários do seu Grupo

 

 

Tópicos


Mais notícias