Brasileiros pelo Mundo

Coutinho reestreia na Premier League, muda a partida, marca e salva time de derrota em casa

Philippe Coutinho entra com placar adverso, participa de um gol, marca outro e ajuda o Aston Villa a sair do sufoco contra o Manchester United. Tite agradece

Por Jorge Dias

15/01/2022, 07:42 PM

Philippe Coutinho entra com placar adverso, participa de um gol, marca outro e ajuda o Aston Villa a sair do sufoco contra o Manchester United. Tite agradece

Nem nos melhores sonhos Philippe Coutinho poderia esperar estreia melhor do que ocorrida neste sábado (15), no Villa Park. Mesmo entrando no segundo tempo e jogando menos de 30 minutos, Coutinho foi decisivo. Aston Villa, time que o contratou recentemente, perdia a partida em casa por 2 a 0 para o Manchester United. Além de melhorar a qualidade de passe do meio campo, o brasileiro teve participação direta nos dois gols que fizeram o jogo terminar empatado em 2 a 2, inclusive marcando o tento final. De quebra ainda foi eleito o Rei da Partida.

Havia grande expectativa no retorno Coutinho à Premier League, não só por ele mesmo, mas também por seu novo técnico, Steven Gerrard, pela torcida, pelo histórico apresentado no Liverpool, pelas passagens no Barcelona e Bayern de Munique e pelo público brasileiro, que tanto criticou sua escalação para a Seleção Brasileira feita por Tite. Sua apresentação justificou tamanha atenção. O treinador brasileiro deve ter ficado satisfeito com o que viu.

O jogo

Logo com seis minutos decorridos, o português Bruno Fernandes vazou o goleiro argentino Emiliano Martínez e toda estratégia que Coutinho e o restante do Aston Villa possam ter ouvido no vestiário já tinha caído por terra. Mesmo assim, com o fato de estar jogando ao lado de sua torcida, o Villa manteve um maior volume de ações ofensivas. Na virada para o segundo tempo, era mantido a entoada, até que o francês Morgan Sanson errou na saída para o ataque e teve a bola roubada por Fred, outro convocado de Tite, que deu a assistência para o segundo gol de Fernandes, em outro chute forte, desta vez indefensável.

 

Gerrard precisava buscar o resultado e com 22 minutos, sacou justamente Sanson para trazer a campo Coutinho, a nova contratação vinda do Barcelona. Claramente houve um ganho de qualidade na distribuição de jogadas e qualidade de passe. Com menos de dez minutos em campo, Philippe Coutinho, posicionado entre à meia esquerda e o centro e instruído a avançar em diagonal para dentro, tabelou entrando na área dos 'Red Devils', a bola dividida sobrou para Jacob Ramsey guardar e diminuir a diferença no placar.

Quatro minutos depois, os papeis se inverteram, com Ramsey armando a jogada pela esquerda da área com um passe primoroso para Coutinho marcar seu primeiro gol pelo Aston Villa e na volta à Premier League. O brasileiro só teve o trabalho de empurrar para as redes, já que o goleiro De Gea chegava desequilibrado no lance. Foram vistas muitas bandeiras do Brasil no meio da torcida. Quando tinha entrado, a transmissão mostrou um cartaz do torcedor: "Bem vindo ao Villa, Coutinho", mostrando o quanto foi bem recebido em sua nova casa.

Veja aqui como foi o primeiro gol de Coutinho pelo Aston Villa.

Com o empate, o Aston Villa alcançou 23 pontos e manteve a 13ª colocação da tabela. Já o Manchester estava ultrapassando o Tottenham, mas ficou parado na 7ª posição, com 32 pontos somados.

Outros brasileiros

Além de Coutinho, outros brasileiros estiveram em campo e todos escalados por Tite ou no radar da Seleção. Pelo lado do Manchester United, o lateral esquerdo Alex Telles que cobrou a falta curta para o primeiro gol de Bruno Fernandes, entrando nas estatísticas de assistências. Assim como o meio-campista Fred, responsável por roubar a bola e deixar o português em condições de ampliar. Quem será parceiro de Philippe no Aston Villa é Douglas Luiz, volante campeão com a Seleção, nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, e que já foi chamado ao selecionado principal em algumas oportunidades. Começou como titular e permaneceu atuando em toda a partida.

Leia mais notícias de Philippe Coutinho:

Convocação de Daniel Alves e Philippe Coutinho gera irritação nas redes sociais

Tópicos


Mais notícias