Brasileiros pelo Mundo

Coutinho reestreia na Premier League, muda a partida, marca e salva time de derrota em casa

Por Jorge Dias

Philippe Coutinho entra com placar adverso, participa de um gol, marca outro e ajuda o Aston Villa a sair do sufoco contra o Manchester United. Tite agradece

Philippe Coutinho entra com placar adverso, participa de um gol, marca outro e ajuda o Aston Villa a sair do sufoco contra o Manchester United. Tite agradece

Síguenos enSíguenos en Google News

Nem nos melhores sonhos Philippe Coutinho poderia esperar estreia melhor do que ocorrida neste sábado (15), no Villa Park. Mesmo entrando no segundo tempo e jogando menos de 30 minutos, Coutinho foi decisivo. Aston Villa, time que o contratou recentemente, perdia a partida em casa por 2 a 0 para o Manchester United. Além de melhorar a qualidade de passe do meio campo, o brasileiro teve participação direta nos dois gols que fizeram o jogo terminar empatado em 2 a 2, inclusive marcando o tento final. De quebra ainda foi eleito o Rei da Partida.

Havia grande expectativa no retorno Coutinho à Premier League, não só por ele mesmo, mas também por seu novo técnico, Steven Gerrard, pela torcida, pelo histórico apresentado no Liverpool, pelas passagens no Barcelona e Bayern de Munique e pelo público brasileiro, que tanto criticou sua escalação para a Seleção Brasileira feita por Tite. Sua apresentação justificou tamanha atenção. O treinador brasileiro deve ter ficado satisfeito com o que viu.

O jogo

Logo com seis minutos decorridos, o português Bruno Fernandes vazou o goleiro argentino Emiliano Martínez e toda estratégia que Coutinho e o restante do Aston Villa possam ter ouvido no vestiário já tinha caído por terra. Mesmo assim, com o fato de estar jogando ao lado de sua torcida, o Villa manteve um maior volume de ações ofensivas. Na virada para o segundo tempo, era mantido a entoada, até que o francês Morgan Sanson errou na saída para o ataque e teve a bola roubada por Fred, outro convocado de Tite, que deu a assistência para o segundo gol de Fernandes, em outro chute forte, desta vez indefensável.

 

Gerrard precisava buscar o resultado e com 22 minutos, sacou justamente Sanson para trazer a campo Coutinho, a nova contratação vinda do Barcelona. Claramente houve um ganho de qualidade na distribuição de jogadas e qualidade de passe. Com menos de dez minutos em campo, Philippe Coutinho, posicionado entre à meia esquerda e o centro e instruído a avançar em diagonal para dentro, tabelou entrando na área dos 'Red Devils', a bola dividida sobrou para Jacob Ramsey guardar e diminuir a diferença no placar.

Quatro minutos depois, os papeis se inverteram, com Ramsey armando a jogada pela esquerda da área com um passe primoroso para Coutinho marcar seu primeiro gol pelo Aston Villa e na volta à Premier League. O brasileiro só teve o trabalho de empurrar para as redes, já que o goleiro De Gea chegava desequilibrado no lance. Foram vistas muitas bandeiras do Brasil no meio da torcida. Quando tinha entrado, a transmissão mostrou um cartaz do torcedor: "Bem vindo ao Villa, Coutinho", mostrando o quanto foi bem recebido em sua nova casa.

Veja aqui como foi o primeiro gol de Coutinho pelo Aston Villa.

Com o empate, o Aston Villa alcançou 23 pontos e manteve a 13ª colocação da tabela. Já o Manchester estava ultrapassando o Tottenham, mas ficou parado na 7ª posição, com 32 pontos somados.

Outros brasileiros

Além de Coutinho, outros brasileiros estiveram em campo e todos escalados por Tite ou no radar da Seleção. Pelo lado do Manchester United, o lateral esquerdo Alex Telles que cobrou a falta curta para o primeiro gol de Bruno Fernandes, entrando nas estatísticas de assistências. Assim como o meio-campista Fred, responsável por roubar a bola e deixar o português em condições de ampliar. Quem será parceiro de Philippe no Aston Villa é Douglas Luiz, volante campeão com a Seleção, nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, e que já foi chamado ao selecionado principal em algumas oportunidades. Começou como titular e permaneceu atuando em toda a partida.

Leia mais notícias de Philippe Coutinho:

Convocação de Daniel Alves e Philippe Coutinho gera irritação nas redes sociais


Mais notícias