Lendas

Ele foi rei no Mengão e estrela da Seleção Brasileira: conheça a fortuna de Zico

Ele conquistou os títulos mais importantes do Flamengo

Por Romario Paz

Ele conquistou os títulos mais importantes do Flamengo
Ele conquistou os títulos mais importantes do Flamengo
Síguenos enSíguenos en Google News

Ele é tratado como rei na Gávea. Foi a partir de 1978 que o Flamengo ingressaria em um período áureo sob o comando em campo de Zico. Com um futebol quase perfeito, só possível de ser parado com violência, o Galinho conquistou um tricampeonato carioca, o terceiro do clube, nas edições daquele ano com as duas realizadas em 1979, mesmo ano em que o time conquistaria o prestigiado torneio amistoso Ramón de Carranza, com destaque para a vitória por 2 a 1, em que ele marcou um dos gols, sobre o Barcelona de Johan Neeskens, Allan Simonsen, Hans Krankl e Carles Rexach. Em 1979 ele também marcou seu 245º gol, em partida contra o Goytacaz, superando, ainda aos 26 anos, Dida como o maior artilheiro da história do Flamengo. No ano seguinte, viria finalmente o inédito título no Campeonato Brasileiro.

As finais foram contra o Atlético Mineiro de Reinaldo, Toninho Cerezo e Éder. Contundido, Zico não jogou a primeira partida, em que os alvinegros venceram, no Mineirão, por 1 a 0. Voltou ao time no jogo de volta, no Maracanã, tendo dado passe para o primeiro gol e marcando o segundo do Flamengo na vitória por 3 a 2 que lhe deram pela primeira vez às suas mãos a taça de campeão nacional, compensando a decepção no Carioca, onde Zico vê os rivais Vasco e Fluminense decidirem o título. Ainda em 1980, Zico conquistaria com o Flamengo outros dois torneios amistosos europeus: o Torneio Astúrias e Algarve, com vitórias sobre Real Sociedad e Spartak Sófia; e um bi no Ramón de Carranza, passando por Dínamo Tbilisi e Real Betis.

Mais notícias do Flamengo:

O Flamengo pagou uma fortuna para tê-lo; deu errado, agora ele fez uma promessa ridícula

Os torcedores do Flamengo não o querem, cansaram dele; esse seria o novo time de Rodinei

Na decisão da Copa Libertadores de 1981, o time carioca encarou os chilenos do Cobreloa. Zico marcou os dois gols na vitória por 2 a 1 na partida de ida, no Maracanã. O jogo da volta, no Chile, foi marcado pela enorme violência dos rivais, especialmente de seu zagueiro Mario Soto, que agrediu com um anel afiado os flamenguistas Andrade e Lico. Os chilenos venceram por 1 a 0 e, pelo regulamento da época, o troféu seria decidido em campo neutro, que foi em Montevidéu, no Estádio Centenario. Zico novamente marcou os dois gols da vitória, dessa vez de 2 a 0, o segundo deles, a dez minutos do fim, em uma de suas mais inesquecíveis cobranças de falta. O time carioca ainda foi campeão do Mundial de Clubes ao vencer o Liverpool por 3 a 0 no Japão.

Qual a fortuna de Zico?

Como técnico, o Galinho esteve na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Na época, treinou a seleção japonesa e caiu no mesmo grupo do Brasil, perdendo por 4 a 1. No ano anterior, enfrentou a seleção na Copa das Confederações. Trabalhou também por clubes da Europa como FenerbahçeOlympiakos, e também a seleção do Iraque. Atualmente, ele trabalha no Kashima Antlers, do Japão, por onde jogou na década de 1990, quando encerrou a sua carreira. Atualmente, sua fortuna está em torno de R$ 60 milhões.

Tópicos


Mais notícias