Lendas

Ele foi campeão mundial com o Brasil, considerado o melhor jogador do mundo e acabou na extrema pobreza

Jogador conquistou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e se tornou um dos maiores nomes da história do futebol

Por Romario Paz

Jogador conquistou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e se tornou um dos maiores nomes da história do futebol
Jogador conquistou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e se tornou um dos maiores nomes da história do futebol
Síguenos enSíguenos en Google News

Talvez seja o caso mais emblemático de todos. Tão querido quanto Pelé no Brasil, foi chamado de 'A Alegria do Povo' e tocou o céu ao ser eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 1962, no Chile. Inclusive, sendo eleito o melhor jogador do torneio, sendo "o cara", o principal jogador da "Seleção Canarinho" na ausência de Pelé, que havia se machucado.

Apesar de ter sido acometido por vários defeitos congênitos (ele tinha estrabismo, um desequilíbrio da pelve, seis centímetros de diferença de comprimento entre as pernas; o joelho direito tinha valgismo e o esquerdo varismo), Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas", foi um dos principais jogadores das conquistas da Copa do Mundo FIFA de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo FIFA de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro.

Mais notícias da Seleção Brasileira:

"É preocupante"; ídolo do futebol brasileiro volta a ser internado por saude debilitada; saiba mais

Quem foram os melhores na Seleção brasileira durante os anos 90

Dos 14 gols do Brasil na competição, seis passaram por seus pés (marcou quatro e deu duas assistências para gols). Neste torneio, ele se tornou o primeiro jogador a ganhar a Bola de Ouro (melhor jogador do torneio), a Chuteira de Ouro (artilheiro da competição) e o troféu da Copa do Mundo numa mesma edição. Por conta disso, a Copa do Mundo de 1962 é conhecida no Brasil como "A Copa do Garrincha".

Incluído na Seleção de Futebol do Século XX por 250 dos escritores e jornalistas de futebol mais respeitados do mundo, ele foi selecionado, em 1994 para a Seleção de Todos os Tempos da Copa do Mundo FIFA e ficou em sétimo lugar numa votação entre especialistas da FIFA sobre o melhor jogador do Século XX. Considerado o melhor ponta-direita da história, faleceu em 20 de janeiro de 1983, aos 49 anos, em extrema pobreza, consumido pelo fumo e pelo álcool.

 

Tópicos


Mais notícias