Lendas

A Fifa diz que Pelé marcou 77 gols, mas esse é o cálculo da CBF

Por Jorge Dias

A Fifa diz que Pelé marcou 77 gols, mas esse é o cálculo da CBF

18 gols marcados pelo Rei Pelé não são reconhecidos pela Fifa, mas pela CBF sim

Síguenos enSíguenos en Google News

Contra a Bolívia, na 1ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, Neymar marcou o seu 79º gol com a amarelinha. Pelos cálculos da Fifa, o atacante agora é o maior artilheiro da Seleção Brasileira, ultrapassando Pelé, que fez 77. Com isso, o atual camisa 10 da seleção mais vezes campeã de um Copa do Mundo entra para a história e se garante como um dos maiores jogadores que o país do futebol já teve.

 

Sem uma expectativa para se aposentar em breve, Neymar ainda deve estar com o time na próxima Copa do Mundo, em 2026. O Mundial será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México e pode ser a última oportunidade do atacante do Al-Hilal de levantar a taça mais importante do futebol. Com 31 anos, esse pode ser o último ciclo do camisa 10.

Mas, mesmo sem ganhar uma Copa do Mundo, Neymar agora tem seu nome gravado entre jogadores históricos da seleção masculina. No entanto, alguns questionam os recordes quebrados na noite desta sexta-feira (8). Não pela falta de genialidade do atual atacante, mas pelo apagamento que os números da Fifa causam para o futebol do passado.

 

Números da CBF e Fifa diferem

Em uma época bem diferente da atual, seleções costumavam ter algumas partidas contra times. Incluindo esses jogos, a CBF calcula que o Rei Pelé marcou 95 gols com a Seleção Brasileira. Contudo, 18 desses tentos não são contados pela Fifa, já que a entidade não contabiliza aqueles que foram marcados contra os clubes que o Brasil enfrentou algumas vezes. Dessa forma, para a entidade máxima do futebol mundial, Pelé fez apenas 77, número que foi ultrapassado por Neymar.

 

Tópicos


Mais notícias