Jogadores

O motivo de Neymar não ter jogado a semifinal do Campeonato Paulista

É revelado o porque de Neymar não ter jogado na decisão do Paulistão

Por Leandro Correira da Silva

O motivo de Neymar não ter jogado a semifinal do Paulista (Foto: Santos)
O motivo de Neymar não ter jogado a semifinal do Paulista (Foto: Santos)
Síguenos enSíguenos en Google News

O atacante Neymar ficou de fora da semifinal do Campeonato Paulista contra o Corinthians devido a um incômodo na coxa esquerda.

A decisão de não atuar pelo Santos foi tomada para evitar riscos de lesão antes dos compromissos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Colômbia e Argentina, nos dias 20 e 25 de março.

Camisa 10 optou por se poupar antes dos jogos das Eliminatórias

Embora tenha sido relacionado para o jogo e permanecido no banco de reservas, Neymar não tinha condições físicas ideais para entrar em campo.

Segundo informações, o camisa 10 teria atuado normalmente caso a semifinal não ocorresse às vésperas de sua volta à Seleção.

“O Neymar apresentou um desconforto que nós todos achamos que era importante não ter sua contribuição no jogo. É apenas um desconforto, mas fez com que ele não pudesse participar. Foi um pedido meu, e ele aceitou em estar com o grupo. Ele é um jogador diferenciado, iluminado e que tem uma energia fantástica. O Neymar sofreu muito por não poder participar do jogo"

A escolha de Neymar de se resguardar para as Eliminatórias gerou repercussão entre torcedores e críticos, especialmente pelo fato de o jogador ter participado de festividades de Carnaval poucos dias antes.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) só tomou conhecimento da situação física de Neymar na quinta-feira (7), no dia em que ele reclamou de dores na posterior da coxa esquerda. Até então, a comissão técnica de Dorival Júnior acreditava que o jogador estava 100% apto para a convocação.

Após as queixas do atacante, o Santos enviou exames médicos à CBF, que não detectaram nenhuma lesão grave, apenas um desconforto muscular. O clube manteve contato com a entidade para monitorar a evolução do quadro clínico do jogador.

Na manhã do domingo (10), Dorival Júnior e o diretor Rodrigo Caetano foram informados de que Neymar não enfrentaria o Corinthians na semifinal. Além de não jogar, o camisa 10 não participou dos treinos do Santos na sexta e no sábado, aumentando a preocupação sobre suas condições físicas para os jogos da Seleção.

Apesar disso, a tendência é que Neymar siga convocado normalmente e tenha condições de atuar nas partidas contra Colômbia e Argentina. Os próximos dias serão fundamentais para avaliar sua evolução e definir quantos minutos o craque poderá jogar.

Mesmo sem entrar em campo, a presença de Neymar no banco de reservas fazia parte de uma estratégia do Santos para tentar confundir o Corinthians. A ideia era deixar a dúvida sobre sua participação no ar até os minutos finais, obrigando o time alvinegro a se preparar para um possível ingresso do camisa 10 no segundo tempo.

No entanto, a tática não surtiu efeito. O Corinthians venceu a partida por 2 a 1 e garantiu vaga na grande final do Campeonato Paulista.

Com a eliminação do Santos no Paulistão, Neymar agora concentra seus esforços na recuperação para estar apto a defender a Seleção Brasileira. Ele não veste a camisa amarelinha desde outubro de 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho.

Caso esteja em condições de jogo, o atacante poderá voltar a atuar pelo Santos apenas no final do mês, quando o Peixe estreia no Campeonato Brasileiro, diante do Vasco, em São Januário, no dia 30 de março.

A expectativa agora gira em torno da evolução física de Neymar e da definição sobre seu aproveitamento pela Seleção nos jogos das Eliminatórias. Dorival Júnior e a comissão técnica aguardam os próximos dias para decidir como utilizá-lo.

Tópicos


Mais notícias