Jogadores

Assim como Richarlison, outros craques precisaram lutar contra a depressão 

O futebol tem feito mal aos jogadores de futebol profissional?

Por Romario Paz

Richarlison admitiu publicamente enfrentar problemas psicológicos
Richarlison admitiu publicamente enfrentar problemas psicológicos
Síguenos enSíguenos en Google News

Assim como todo grande esporte de alto rendimento, o futebol, tem sua parcela gigante de pressão em cima dos atletas. A busca pelo resultado e pelo jogo bonito tem adoecido um número considerável de bons profissionais, que acabam sendo influenciados por essas decisões e vendo a sua postura refletir no campo de futebol.

O atacante do Tottenham e da Seleção Brasileira, Richarlison, revelou publicamente que procurou ajuda psicológica para seus problemas mentais, e que em parte, estão afetando seu rendimento. A declaração dada para a imprensa repercutiu em todo o mundo e reascendeu o debate sobre a importância da saúde mental para os atletas.

"Vou voltar para a Inglaterra, buscar ajuda psicológica, de um psicólogo, para trabalhar a mente. É isso, voltar mais forte. Creio que vou estar na próxima (convocação), vou trabalhar para isso. É pegar uma sequência boa no Tottenham, essa semana vou sentar conversar com eles, preciso de uma sequência boa, pegar ritmo de jogo e chegar aqui bem", declarou Richarlison.

Outros grandes nomes do esporte também confessaram a busca por ajuda psicológica. O goleiro italiano, campeão mundial em 2006, Gianluigi Buffon. O campeão mundial pela Espanha e ídollo do Barcelona, Andrés Iniesta. E até mesmo o engraçado comentarista do 'Arena SBT', Cicinho, foram alguns dos casos emblemáticos da luta contra a depressão no futebol.

Kaká e o fim da carreira

O ex-jogador e pentacampeão mundial com a Seleção Kaká, revelou que após sua saída do Real Madrid, enfrentou um episódio muito grave de depressão que o fez cogitar encerrar a carreira prematuramente. “Comecei a questionar Deus pelo que me estava a acontecer e foi aí que descobri que estava com depressão. Tinha dúvidas sobre quem eu era e fui procurar ajuda profissional. Foi-me detetada depressão com sintomas de ansiedade, fui tratado e comecei a tomar o remédio até que isso fosse diminuindo”, revelou o ex-meia ao 'Janeirão'.


Mais notícias