Jogadores

O "Roberto Carlos" equatoriano que apaixona a toda América do Sul com suas jogadas e gols

Por Romario Paz

A potência do seu chute tem chamado a atenção

A potência do seu chute tem chamado a atenção

Síguenos enSíguenos en Google News

“Se a bola ultrapassar a barreira, é gol. Aí sim, tchau”. Ángel Gracia tornou-se, desde 2020, um letal cobrador de falta. Seu pé esquerdo tem sido o terror dos goleiros no futebol equatoriano e ele conseguiu finalizar compromissos com golaços que saíram de sua potente canhotinha e foram parar no fundo da rede.

Aos 31 anos, explicou qual é o seu segredo para executar o efeito Gracia, aquela parábola particular que desenvolve o seu pé esquerdo: “Sempre a bola para bater na válvula. Dali três passos para trás, na diagonal da bola, espero o apito do árbitro e então bati no gol. Se a bola passar, passa a barreira e é gol. Isso mesmo, tchau.” Esse estilo e grandes gols que Gracia nos deu tem origem e desengata em Urdenor 2, no norte de Guayaquil. Embora o manabita tenha nascido em Pedernales, com apenas três anos de idade veio com a família para Guayas, onde começou a alimentar o sonho de ser profissional:

Mais notícias de ecuatorianos:

“Desde pequeno gostava de futebol. Sempre quis jogar profissionalmente. Lembro que fugi de casa e tinha um campo perto, todos os dias íamos jogar e chutar. Sempre chegando em casa, bum! a vara cantava. Batiam-nos porque saíamos sem autorização, desde a uma hora da tarde até às nove da noite. Mas, apesar de tanto apanhar, sou grato porque tanta fuga valeu alguma coisa e ser um dos melhores cobradores de falta atualidade”, ri o canhoto de Manabí.

Embora como criança não se lembre de um jogador específico de pontapé livre que o tenha motivado, fica claro, no desenvolvimento da sua carreira, que dois jogadores nacionais o encorajaram a aperfeiçoar o seu potente chute: David 'Cholo' Quiroz e Michael 'Gambetita' Arroyo “Sempre David Quiroz. Ele foi um dos melhores na bola parada, devido a sua força e posicionamento. Outro grande é Michael Arroyo. Do futebol equatoriano, o que eu mais gosto é a forma como ele joga e acho que temos o mesmo chute, mas ele com o pé direito (risos). Com Michael sempre que conversamos eu digo a ele que ele é um craque por causa de suas faltas, e eu tenho um bom relacionamento com ele agora”.

Tópicos


Mais notícias