Jogadores

Hulk, a sua vida pessoal e profissional

Conheça a trajetória de um dos grandes destaqus do líder do campeonato brasileiro 2021: Hulk

Por Wesley Alencar

Conheça a trajetória de um dos grandes destaqus do líder do campeonato brasileiro 2021: Hulk
Conheça a trajetória de um dos grandes destaqus do líder do campeonato brasileiro 2021: Hulk
Síguenos enSíguenos en Google News

O seu nome de batismo é Givanildo Vieira de Souza, nasceu no dia 25 de julho de 1986 em Campina Grande, na Paraíba e é conhecido como Hulk. Na infância, ele era apaixonado pela bola, mas também pelos desenhos animados.

Segundo os seus pais, Seu Gilvan e Dona Maria do Socorro, o maior ídolo da criança era o Hulk. Coincidentemente, por essas coisas da vida, o jogador tem, como maior característica desde pequeno, a força!

O técnico que o pequeno Givanildo tinha na infância, José Alberto Costa, conhecido como Mano, foi quem bancou a escolinha onde o menino treinava, porque os pais não tinham condições financeiras para poder assumir essa despesa.

A força e o corpo avantajado ele ganhou, segundo Dona Maria do Socorro, graças a alimentação, que ele nunca rejeitava: churrasco, feijoada, pão com carne de sol... Mas antes disso, ele foi alimentado no peito até os 3 anos de idade!

Então, um corpo avantajado, uma força privilegiada, uma paixão profunda pelo desenho animado... E a certeza de ser igual ao ‘homem verde’, levaram ao Givanildo se transformar em Hulk também nos campos de futebol.

A trajetória profissional e as realizações do incrível Givanildo

Vitória foi o clube onde esse se profissionalizou. Ele entrou a esse clube no ano de 2003, jogando nas categorias de base. No ano seguinte foi convocado para jogar no time principal, estreando em setembro desse ano.

Em 2005 o Vitória o emprestou ao Kawasaki Frontale, um clube japonês, que acabou comprando o jogador em janeiro de 2006 e emprestado logo depois a um clube de Segunda Divisão do Japão, o Consadole Sapporo. Foi quando Hulk se destacou naquele país marcando 25 gols na temporada.

Em 2007 foi novamente emprestado, desta vez ao Tokyo Verdy. Nessa temporada superou a sua própria marca e fez 37 gols, ajudando o time a voltar para a elite do futebol japonês, pois o clube estava na segunda divisão.

Tamanho esforço fez com que o clube o comprasse para a temporada de 2008, mas o Hulk só jogou 14 partidas e depois assinou contrato com o Porto de Portugal. O contrato era por quatro temporadas, porém no ano seguinte foi renovado por mais dois anos, ou seja, até 2011.

Em 2012 foi contratado pelo Zenit São Petersburgo, da Rússia e em 2016 foi comprado pelo Shangai SIPG, da China. A transferência de 60 milhões de euros foi a maior do futebol da Ásia.

Em janeiro de 2021 Hulk voltou para o Brasil, contratado pelo Atlético Mineiro por duas temporadas.

Hulk e a Seleção Brasileira

O técnico Dunga o convocou, pela primeira vez, em outubro de 2009, jogando em dois amistosos. Em 2011 jogou mais dois amistosos e só num jogo contra a Dinamarca, em 2012, ele conseguiu marcar os seus primeiros dois gols pela Seleção.

Em 2013 o Felipão o convocou para jogar a Copa das Confederações e posteriormente, para a Copa do Mundo de 2014. Já em 2016 ele participou da Copa América Centenário.

Foram sete anos de participação na Seleção Brasileira, com 48 jogos e 11 gols.

 


Mais notícias