Copas

Campeonato Mineiro, história e curiosidades

Veja as curiosidades e a história do campeonato mineiro

Por Wesley Alencar

Veja as curiosidades e a história do campeonato mineiro
Veja as curiosidades e a história do campeonato mineiro
Síguenos enSíguenos en Google News

A Federação Mineira de Futebol é quem organiza o Campeonato Mineiro, que é disputado pelos times do Estado de Minas Gerais desde o ano de 1915, quando aconteceu a primeira edição, cujo vencedor foi o clube Atlético.

Os times que participam do Campeonato Mineiro são divididos em três categorias: Módulo I, Módulo II e a Segunda Divisão. Este torneio é disputado anualmente. Os melhores da Segunda Divisão conseguem o acesso para o Módulo II e os melhores desse Módulo alcançam o Módulo I. Os times que não conseguiram bons resultados são rebaixados da mesma forma.

No Módulo I participam os principais times como o Atlético, o Cruzeiro e o América.

História do Campeonato Mineiro

Em 1915 aconteceu o primeiro torneio, conhecido naquela época como o Campeonato da Cidade. Era disputado só por times próximos à cidade de Belo Horizonte. Mas outro campeonato começou a acontecer em 1918, sendo disputado por times da região de Juiz de Fora.

Então, em 1933 criou-se o primeiro Campeonato Mineiro, disputado por clubes do interior, unindo assim as duas ligas. O problema é que na época havia muito amadorismo na organização e o torneio foi deficitário. Assim sendo, o campeonato ficou novamente dividido.

Só no ano de 1958 é que começou o Campeonato Mineiro como é conhecido até hoje, com a participação de equipes de todas as regiões do Estado de Minas Gerais. É neste Campeonato Mineiro que surgiram diversas estrelas do futebol como:

Dirceu Lopez, Toninho Cerezo, Tostão, Dadá Maravilha, Ronaldo Fenômeno, Éder, Reinaldo e Gilberto Silva. Todos eles estrearam como jogadores profissionais de futebol no Campeonato Mineiro.

O Campeonato Mineiro e os maiores campeões

O Atlético é o clube com maior quantidade de títulos: 45 no total, dominando especialmente os torneios que aconteceram nas décadas de 50 e de 80. Depois do Atlético vem o Cruzeiro, que conseguiu vencer e ganhar 40 títulos.

O terceiro lugar em quantidade de torneios vencidos corresponde ao América, que tem 16 títulos. O Ipatinga, o Vila Nova, o Siderúrgica e o Caldense também conseguiram vencer, mas em poucas oportunidades.

Recordes e curiosidades do Campeonato Mineiro

O jogador João Fantoni, mais conhecido como Ninão, do time do Cruzeiro, é o maior artilheiro em uma única edição do Campeonato Mineiro, marcando 43 gols. Isso aconteceu no ano de 1928. Ele conseguiu a façanha de marcar 10 gols em um único jogo.

O João Leite, do Atlético Mineiro, foi o jogador que conseguiu mais títulos, 11 no total. Já o Cruzeiro foi o clube com mais jogos invictos: 70.

O Atlético conquistou, como vice-campeão, 38 títulos. A maior goleada foi também do Atlético: aconteceu no mês de agosto de 1929, contra o Calafate. O Atlético marcou 13 gols contra nenhum do oponente.

No ano de 2002 houve quatro equipes que não participaram do Campeonato Mineiro. Foram o Atlético, o Cruzeiro, o América e o Mamoré, que participaram da Copa Sul – Minas.

O Atlético e o Cruzeiro são os maiores clubes da capital de Minas Gerais e quando jogam, transformam a disputa em uma grande partida por conta da rivalidade que existe entre eles.


Mais notícias