Copas

Campeonato Gaúcho, história e curiosidades

Conhecido por ser um cameponato de muita disputa e gana, veja a história e as curiosodades do campeonato gaúcho

Por Wesley Alencar

Conhecido por ser um cameponato de muita disputa e gana, veja a história e as curiosodades do campeonato gaúcho
Conhecido por ser um cameponato de muita disputa e gana, veja a história e as curiosodades do campeonato gaúcho
Síguenos enSíguenos en Google News

O campeonato de futebol do Rio Grande do Sul, mais conhecido como Campeonato Gaúcho, é um dos campeonatos mais antigos do Brasil. É um torneio estadual no qual participam os clubes profissionais desse estado, como por exemplo o Grêmio, o Internacional e o Juventude.

Dividida em 3 setores: Série A, Série A2 e Série B, a competição se realiza entre janeiro e abril, sendo organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O Campeonato Gaúcho começou a ser disputado no ano de 1919. Por causa da gripe espanhola, não pôde começar em 1918, como era o planejado inicialmente.

História do Campeonato Gaúcho

Tudo começou em 1919, quando a então Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD) fundou o Campeonato Gaúcho, com o intuito de que os campeões regionais do Estado do Rio Grande do Sul participassem. Porém na primeira edição do campeonato, as equipes de São Leopoldo, Cruz Alta, Bagé e Uruguaiana não puderam participar.

Os únicos times que puderam se organizar para participar foram Grêmio e Brasil de Pelotas. Este último foi quem venceu, por 5 gols contra 1.

Não houve edições nos anos 1923 e 1924 por conta da Revolução Gaúcha que aconteceu em Rio Grande do Sul, quando lutaram os partidários de Borges de Medeiros e os revolucionários aliados de Joaquim Francisco de Assis Brasil. Foi a famosa revolução entre os Ximangos e os Maragatos. O campeonato foi retomado depois da assinatura do Tratado de paz.

Até o ano de 1960 o campeonato não era como o conhecemos hoje: naquela época só competiam os campeões de cada região do Estado. O Internacional e o Grêmio eram os máximos campeões.

Mas a partir de 1961 o Gauchão foi unificado e, então, mais de uma equipe de cada região podia participar. Até 1968, eram 12 times no total, a partir desse ano, e até 1971, foram 25.

Já no ano de 2009 houveram algumas mudanças nas regras. Por causa disso, o campeonato passou a funcionar de modo semelhante ao Campeonato Carioca: Taças independentes. Isso foi até 2014, quando esse sistema foi eliminado.

O Campeonato Gaúcho e os maiores campeões

O Internacional é o maior vencedor deste campeonato, tendo ganhado 45 títulos, sendo o último em 2016. Em segundo lugar está o Grêmio, com 40 títulos, sendo a última conquista no ano de 2021. O Guarany está em terceiro lugar, com 2 títulos, sendo o último em 1938.

Todos os times a seguir, só ganharam 1 título ao longo dos anos do ‘Gauchão’, como também é chamado este campeonato:

Juventude, Brasil de Pelotas. Pelotas, Novo Hamburgo, Bagé, Rio-Grandense, Farroupilha, Caxias, Grêmio Santanense, Rio Grande, Americano, Cruzeiro, Renner, São Paulo.

Recordes do Campeonato Gaúcho

O recorde de gols marcados é do jogador Sandro Sotilli, que fez 111 gols atuando por diversos times, como o Internacional, o Pelotas, o São José, o Glória e o São Luiz. Ele é, sem dúvidas, o maior artilheiro da história deste campeonato.

Já o maior artilheiro de uma edição do Gauchão é o jogador goiano Baltazar, que fez 28 gols vestindo a camisa do Tricolor.

Na edição de 2020, o artilheiro foi Diego Souza, marcando 8 gols pelo Grêmio. 


Mais notícias