Copas

Campeonato Carioca de Futebol: história e curiosidades do Cariocão

Conheça a histórias e as curiosidades do campeonato estadual mais charmoso do país

Por Wesley Alencar

17/08/2021, 11:53 PM

Conheça a histórias e as curiosidades do campeonato estadual mais charmoso do país

O Campeonato Estadual do Rio de Janeiro é o torneio mais importante entre os clubes de futebol do Estado do Rio de Janeiro. É chamado Cariocão ou Campeonato Carioca, por três razões:

1) Tradição.  Sendo o Campeonato Carioca um torneio estadual, na época em que a cidade do Rio de Janeiro era a capital brasileira, os grandes clubes do estado disputavam o Campeonato Carioca e não o Fluminense.

2) Mudar o nome para ‘Campeonato Fluminense’ traria confusão com o clube Fluminense.

3) O termo ‘carioca’ é o gentilício de facto do Rio de Janeiro.

História do Campeonato Carioca

Este é o terceiro campeonato mais antigo do Brasil, sendo primeiro o Campeonato Paulista e segundo, o Campeonato Baiano. Surgiu no ano de 1906 e desde então, apresenta aos clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco como as equipes participantes que têm mais destaque na competição.

O primeiro jogo foi em maio desse ano, entre Paissandu e Fluminense, que foi o time ganhador por 7 gols contra 1 do Paissandu. No início, só os times da cidade participavam do campeonato e não do estado inteiro, como acontece hoje, porque o Rio de Janeiro era um estado e Guanabara era outro.  

De 1906 até 1959 aconteceu a primeira fase do Campeonato Carioca e de 1959 até 1979, a segunda, quando aconteceu a profissionalização do esporte no Rio de Janeiro. A partir de 1979 até os dias de hoje, acontece a terceira fase.

Desde 1979, a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) é quem gerencia a competição, que se realiza entre janeiro e abril e é dividida em 4 setores: A, B1, B2 e C. Antes disso, a Federação Fluminense de Futebol e a Federação Carioca de Futebol gerenciavam cada uma o seu estado, Rio de Janeiro e Guanabara.

O Campeonato Carioca e os maiores campeões

O Flamengo é o maior vencedor do campeonato, tendo ganhado 37 títulos, sendo o último em 2021. Em segundo lugar está o Fluminense, com 31 títulos, sendo a última conquista no ano de 2012. O Vasco está em terceiro lugar, com 24 títulos, sendo o último em 2016.

O Botafogo está em quarto lugar na lista de campeões, com 21 títulos ganhos, o último em 2018. América possui 7 títulos, tendo ganhado o último no ano de 1960 e, por último, o Bangu, com 2 títulos, sendo o último em 1966.

Recordes do Campeonato Carioca

Existem diversos recordes importantes ao longo da história do Campeonato Carioca, por exemplo:

Roberto Dinamite é o maior artilheiro do Campeonato Carioca, tendo marcado 284 gols no total. Considerado o maior jogador da história do Vasco, o Dinamite foi artilheiro desse torneio em três ocasiões: nos anos 1978, 1981 e 1984.

o maior artilheiro de uma edição do Cariocão é Sylvio Pirillo, que jogando pelo Flamengo marcou um total de 39 gols. Isso aconteceu no campeonato de 1941.

O artilheiro da primeira edição do Campeonato Carioca foi o Horácio Costa Santos. O jogador que defendeu as cores do Fluminense, fez um total de 18 gols.

Já na edição de 2020, houve dois artilheiros que, com 8 gols cada um, empataram no topo da lista: Gabigol, pelo Flamengo, e João Carlos, pelo Volta Redonda.

Tópicos


Mais notícias