Série A

Renato Portaluppi ou Renato Gaúcho? Qual é o verdadeiro nome do treinador do Flamengo

Trienador ganhou apelido ainda como jogador 

Por Wesley Alencar

Trienador ganhou apelido ainda como jogador 
Trienador ganhou apelido ainda como jogador 
Síguenos enSíguenos en Google News

Com a contratação de Renato Gaúcho pelo Flamengo nas últimas semanas, uma velha questão voltou à luz devido há como se referir ao treinador de 58 anos: afinal, como Renato gosta de ser chamado: Portaluppi ou Gaúcho

Natural de Guaporé, no Rio Grande do Sul, Renato é ídolo no Grêmio como jogador e técnico, e onde é tratado como Portaluppi, já que em Porto Alegre, cidade do clube, é capital de todos os gaúchos e não há necessidade de fazer diferenciação por regionalidade. Foi no Rio de Janeiro, em 1987, que ganhou o apelido que carrega até hoje, justamente por ser do Sul e mais fácil do torcedor identificar.

Lá, o atual técnico do Flamengo teve passagens pelo clube e pelos seus rivais – no rubro-negro foram quatro passagens: em 1987,1989, 1993 1997. Em 1991 jogou no Botafogo, em 1995 jogou pelo Fluminense, em 1999 atuou pelo Bangu. No meio tempo entre os clubes do Rio, para dar mais força ao apelido, jogou nos dois clubes de Belo Horizonte, os mineiros Cruzeiro e Atlético, respectivamente. 

O famoso gol de barriga pelo Fluminense na final do Campeonato Carioca de 1995 fez o jogador entrar no imaginário da crônica esportiva do futebol brasileiro – muitos na época disseram que Renato havia colocado o braço na bola, situação negada pelo técnico até os dias de hoje – e se tornar de vez para uma nação inteira, além Rio Grande do Sul, o Renato Gaúcho.

 

A identificação do nome é tão grande entre os cariocas e torcedores do Flamengo que já ficou estipulado pela diretoria do rubro-negro que, enquanto ele for treinador da equipe será nomeado nas publicações e ações do clube como Renato Gaúcho – o Portaluppi ficará relegado aos seus tempos e glórias apenas no Grêmio.

Tópicos


Mais notícias