Série A

O que pode acontecer com o Vasco da Gama caso não consiga voltar para Série A

Cruzmaltino precisa desesperadamente vencer para confirmar retorno à primeira divisão

Por Jorge Dias

Cruzmaltino precisa desesperadamente vencer para confirmar retorno à primeira divisão
Cruzmaltino precisa desesperadamente vencer para confirmar retorno à primeira divisão

A ‘batalha de Itu’ acontecerá logo mais às 18h e poderá ser um marco na história do Clube de Regatas Vasco da Gama. O jogo é tratado como o mais importante do século XXI pela dimensão que tomou para a torcida. Após a compra da SAF Vasco pela 777Partners, esse é o jogo que pode confirmar o retorno do cruzamaltino para a primeira divisão do futebol brasileiro ou encaminhar a falência do projeto.

As fontes de receitas de um clube na Série A são mais rentáveis do que na Série B. Um exemplo é premiação da CBF. Na Série A, até o 16º colocado tem direito. No caso deste ano, o montante para tal posição na tabela é de R$ 15,2 milhões. Já na Série B, somente os quatro primeiros são premiados (nesta temporada) com, além do acesso, alguma quantia. Mas ela não chega a 25% dos milhões citados acima.

Mais notícias do Futebol brasileiro

Enquanto Benzema ostenta com sua Bugatti, o carro de luxo de Everton Ribeiro no Mengão

Vitor Pereira recebe triste notícia em reunião no Corinthians e deve afetar 2023

A permanência na Série B, inclusive, impactou as finanças do Vasco nesta temporada. Em dezembro de 2021, o então vice-presidente da pasta, Adriano Mendes, estimou que o clube deixaria de arrecadar R$ 100 milhões em 2022 por não ter conseguido o acesso à Série A. A maior parte deste montante seria das cotas de televisão.

Vasco teve grandeza diminuída por ficar mais de um ano na Série B

O acesso à elite nacional vai garantir melhores contratos de patrocínio ao Vasco na próxima temporada, além de novas possibilidades comerciais com empresas parceiras. Isso sem contar em possíveis efeitos também consequentes do acesso. Aumento no valor do ingresso e, consequentemente, no arrecadado com bilheteria; assim como no maior engajamento do torcedor para aderir ao programa sócio-torcedor.


Mais notícias