Série A

Nem La Liga nem Premier League! O modelo de campeonato que será "copiado" pela nova Liga Brasileira

Informação vinda do Equador diz que nova Liga Brasileira se baseará na Liga Pro Ecuador

Por Romario Paz

Informação vinda do Equador diz que nova Liga Brasileira se baseará na Liga Pro Ecuador
Informação vinda do Equador diz que nova Liga Brasileira se baseará na Liga Pro Ecuador
Síguenos enSíguenos en Google News

Os clubes do Campeonato Brasileiro tem estudado um novo modelo de Liga, algo que nunca foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Após muitas análises, surgiram a possibilidade da nova “Liga Brasileira” se basear em grandes campeonatos europeus, como a espanhola La Liga e a inglesa Premier League.

Mais notícias do futebol brasileiro:

Atlético Mineiro? As palavras de Junior Alonso que revelaram seu futuro

No entanto, um novo modelo pode ser criado baseado em um torneio que não é nenhuma das gigantes ligas europeias. Trata-se da Liga Pro Ecuador, o campeonato nacional do Equador. A informação foi publicada inicialmente pelo portal equatoriano “En Primera” pelo jornalista José Freire. 

O atual formato da Liga Pro Ecuador conta com 16 equipes, que se enfrentam em 30 rodadas, divididas em dois turnos de 15 jornadas. O campeão é definido em uma final de ida e volta entre os vencedores de cada um dos turnos. Caso a mesma equipe vença os dois turnos, será campeã diretamente sem disputar uma final. As duas últimas equipes são rebaixadas para a segunda divisão do país, enquanto as duas melhores colocadas de cada turno se classificam para a Copa Libertadores da América, totalizando quatro times no torneio continental.

Atual formato

O formato atual do Campeonato Brasileiro é semelhante ao da La Liga e da Premier League. No modelo de pontos corridos com 20 equipes. Porém, não existe uma unificação da Liga em si, como uma agremiação única que reúna seus clubes. Todas as ações de investimento, patrocínio e afins são individuais, além de outras decisões.

Mais notícias do futebol brasileiro:

Nunca foi titular na vida; o mega salário que recebe goleiro Rafael no Atlético Mineiro


Mais notícias